Gerontologia Social

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

O processo de aprendizagem articula aulas teórico-práticas de metodologias ativas e interativas centradas no problema, com enfâse na reflexão crítica dos temas do programa. Através de:
– Método expositivo: de modo a fundamentar conceitos teóricos elementares, novos e complexos que exigem uma abordagem formativa;
– Análise crítica e discussão ativa de artigos científicos;
-Contacto e manuseamento de instrumentos teórico-práticos que promovem a compreensão dos temas propostos;
– Role-playing como técnica pedagógica interativa e colaborativa que desenvolve no estudante a capacidade de reflexão crítica e de auto-reflexão, de interação e a criatividade.
A avaliação contínua consiste em 1 momento de avaliação: defesa/apresentação oral da análise crítica de um texto/artigo científico ou prova escrita.

Resultados de Aprendizagem

1. Reconhecer a emergência da Gerontologia como uma área científica e de aplicação/intervenção/investigação;
2. Adquirir e integrar conhecimentos elementares e específicos necessários para uma compreensão global ou holística do processo de envelhecimento humano;
3. Identificar e analisar problemas, necessidades e potencialidades da pessoa idosa e rede de apoio familiar;
4. Desenvolver uma atitude e capacidade de reflexão crítica face aos estereótipos em torno da adultez e velhice, e acerca dos desafios impostos pelo envelhecimento das sociedades.
5. Conhecer e compreender e intervir nas transformações psicológicas e sociais que ocorrem na velhice.
6. Compreender a relevância do Gender Mainstreaming na Gerontologia.

Programa

1. Gerontologia: contextualização da área científica. Tendências demográficas e desafios. Envelhecimento humano: processo de diferenciação e de variabilidade intra-individual. A idade cronológica como critério redutor.
2. Ageism: manifestações e implicações: principais mitos relacionados com o envelhecimento.
3. Alterações pessoais e sociais na velhice: transições sociais, a importância da espiritualidade.
4. Acontecimentos de vida e transições: envelhecimento, mudanças e estratégias de adaptação (coping).
5. Género e envelhecimento: adaptação ao envelhecimento segundo o género.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Frequência - 100.0%
Avaliação Contínua
  • - Analise Critica de Artigo Científico - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Binstock, R., & George, L. (2006). Handbook and aging and the social sciences. San Diego: Academic Press.
Birren, J., & Schaie, W. (2006). Handbook of psychology of aging (6th ed.). UK: Elsevier.
Bond, J., Sheila, P., Dittmann-kohli, & Westerhof, G. (2007). Ageing in society. SAGE.
Carter, B., & McGoldrick, M. (Eds.). (2005). The expanded family life cycle (2nd ed). Needham Heights: Allyn & Bacon.
Fernandez-Ballesteros, R. (2007). Geropsichology: European perspectives for an aging world. USA: Hogrefe & Huber Publishers.
Friedrich, D. (2001). Successful aging. Integrating contemporary ideas, research findings, and intervention strategies. Springfield: Charles C. Thomas Publisher.
Kart, C., & Kinney, J. (2001). The realities of aging. An introduction to Gerontology. sixth Edition. Boston: Allyn and Bacon.
Nelson, T. (2002). Ageism: Stereotyping and prejudice against older persons. Cambridge: MIT Press.