Gerontopsiquiatria

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino assumem um carácter ativo, participativo e dinâmico, integrando uma combinação de exposições teóricas com exposição e análise de casos clínicos práticos, debates, pesquisa, entre outras atividades diversificadas.
Os estudantes podem optar por avaliação contínua e avaliação por exame.
A avaliação contínua é constituída por 2 momentos de avaliação: análise crítica de casos clínicos práticos (50%) e a realização de uma prova escrita ou trabalho individual (50%).
A avaliação por exame consiste numa prova escrita que integra uma parte teórica (50%) e uma parte prática (50%).

Resultados de Aprendizagem

1. Identificar desvios ao envelhecimento psicológico normal no âmbito da avaliação mental.
2. Identificar os aspetos preventivos da doença.
3. Conhecer as patologias mentais bem como as suas especificidades e manifestações atípicas na pessoa idosa.
4. Aplicar estratégias de adaptação às especificidades de manifestação da doença (e.g. Sintomas Comportamentais e Psicológicos da Demência), e declínio funcional.
5. Utilizar os conhecimentos relativos aos mecanismos de coping, quer em benefício próprio quer para ajudar a pessoa idosa a lidar melhor com os eventos stressantes com que se confronta.

Programa

1. Avaliação do estado mental da pessoa idosa: envelhecimento normal e patológico.
2. Perturbações neurocognitivas na pessoa idosa: avaliação e intervenção.
3. Perturbações da ansiedade da pessoa idosa: avaliação e intervenção.
4. Perturbações do Humor: especificidades e manifestações atípicas na pessoa idosa.
5. Perturbações do Sono: avaliação e intervenção farmacológica e não farmacológica.
6. Psicoses de início tardio: apresentações clínicas e diagnóstico diferencial.
7. Doença Física associada à Psiquiatria – Delirium.
8. Aspetos legais:
8.1. Abuso e negligência;
8.2. Capacidade decisória e testamentária.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Analise Critica de Casos Clínicos - 50.0%
  • - Frequência - 50.0%
Exame
  • - Componente Teórica - 50.0%
  • - Componente Prática - 50.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

APA (2014). DSM 5. Manual de Diagnóstico e Estatístico das Perturbações Mentais (5.a Ed.). Lisboa: Climepsi Editores.
Baldwin, R.C. (2010). Depression in later life. New York: Oxford Psychiatry Library.
Correia, D.T. (Coord.) (2014). Manual de Psicopatologia (2.a ed.). Lisboa: LIDEL
Firmino, H. (Ed.) (2006). Psicogeriatria. Coimbra: HUC.
Laidlaw, K., & Knight, B. (Eds.) (2008). Handbook of emotional disorders in later life. UK: Oxford University Press.
Sequeira, C. (2010). Cuidar de idosos com dependência física e mental. Lisboa: Lidel.
Quaresma, M.L., & Pitaud, P. (2007). Pessoas com doença de Alzheimer e suas famílias. Perspetivas e análises. Lisboa: Universidade Lusíada Editora.
Zarit, S., & Zarit, J. (2011). Mental disorders in older adults: Fundamentals of assessment and treatment (2nd ed.). New York: The Guilford Press.