Gestão

Conhecimentos de Base Recomendados

Não se aplica

Métodos de Ensino

Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem:
1. Expositiva, com recurso a meios audiovisuais para explicação dos conteúdos programáticos;
2. Ativa, através da resolução e discussão de casos práticos.

Resultados de Aprendizagem

No final da unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de:

– Aplicar as práticas fundamentais de gestão, adaptando-as ao contexto específico e às necessidades da organização;

–   Reconhecer os princípios fundamentais e a evolução do pensamento da gestão;

– Identificar os principais desafios e tendências atuais da gestão;

–   Introduzir o conceito de gestão geral e analisar as funções fundamentais da gestão e a sua interdependência;

–   Analisar as principais áreas funcionais das organizações, como recursos humanos, produção, finanças e marketing;

–   Identificar os diversos níveis de gestão e as principais tarefas dos gestores;

–   Conhecer a teoria e prática da gestão contemporânea na ótica das funções de planeamento, organização, liderança e controlo;

–   Visualizar a empresa como uma organização social com características próprias;

–   Descrever o processo de organização e os vários tipos de departamentalização usados na definição de estrutura organizacional de uma empresa;

–   Estabelecer os conceitos de autoridade e delegação, responsabilidade, centralização e descentralização e as suas relações com as diversas estruturas organizativas, vantagens e inconvenientes e opções a tomar;

–   Analisar de que modo o tipo de estrutura de uma organização é determinado por diversas variáveis, como a estratégia, a sua idade e dimensão, a tecnologia, o ambiente e as formas de poder e controlo existentes;

–   Analisar os diversos estudos sobre a liderança e refletir sobre a sua importância no contexto organizacional.

–   Analisar os principais contributos das teorias da motivação para a gestão;

–   Descrever o processo de comunicação no seio de uma organização;

–   Analisar os domínios da inteligência emocional;

–   Utilizar modelos e ferramentas de gestão para auxiliar a tomada de decisões;

Analisar criticamente a literatura científica do campo e identificar áreas onde possam vir a desenvolver investigação.

Programa

1. As organizações e a gestão.

1.1.  O estudo das organizações: Conceito, âmbito e objetivos da organização.

1.2.  A gestão e os gestores.

2. Os desafios da gestão.

2.1.  A evolução das teorias organizacionais.

2.2.  Principais contributos das teorias organizacionais no estudo da gestão.

3. A empresa enquanto organização.

3.1.  Conceito, objetivos, recursos e capacidades da empresa.

3.2.  A empresa e o meio envolvente.

3.3.  Aspetos estruturantes da empresa.

4. As funções da gestão.

4.1.  O Planeamento.

4.2.  A Organização.

4.3.  A Direção/Liderança.

4.4.  O Controlo.

5. A função de Planeamento.

5.1.  Análise, formulação, planeamento e gestão estratégica.

5.2.  Instrumentos de análise e estratégia.

6. A função de Organização.

6.1.  O processo de Organização e a estrutura das organizações – A departamentalização.

6.1.1.   Determinantes de uma estrutura organizacional.

6.1.2.   Tipologia das estruturas organizacionais.

6.1.3.   Tipos de departamentalização.

7. A função de Direção.

7.1.  Aspetos comportamentais da gestão – A motivação, a liderança, a comunicação e a inteligência emocional.

7.1.1.  Estilos de liderança.

7.1.2.  Tipos e teorias da motivação.

7.1.3.  O processo, os tipos e os canais de comunicação.

7.1.4.  Domínios da inteligência emocional.

8. A função de Controlo.

8.1.  Mecanismos de coordenação e controlo.

9. Modelos e ferramentas de gestão para auxiliar a tomada de decisão em ambientes de incerteza.

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Carvalho, J. (2012). Gestão de empresas – princípios fundamentais (2ª ed.). Edições Sílabo.

Chiavenato, I. (2005). Administração nos novos tempos. Campus – Editora Afiliada.

Chiavenato, I. (2003). Introdução à teoria geral da administração. Elsevier Editora.

Costa, T. (2018). Gestão contemporânea. Princípios, tendências e desafios (2ª ed.). Edições Sílabo.

Ferreira, M., Reis, N., Santos, J., & Marques, T. (2010). Gestão empresarial. Lidel – Edições técnicas, Lda.

Goodwin, P., & Wright, G. (2014). Decision analysis for management judgment. John Wiley & Sons.

Lisboa, J., Coelho, A., Coelho, F., & Almeida, F. (2011). Introdução à gestão das organizações (3ª ed.). Vida Económica.

Parnell, G. S., Bresnick, T., Tani, S. N., & Johnson, E. R. (2013). Handbook of decision analysis. John Wiley & Sons.

Pinto, C., Rodrigues, J., Rodrigues, R., Moreira, M., & Melo, L. (2018). Fundamentos de gestão (6ª ed.). Lisboa: Editorial Presença.

Robbins, S. & Coulter, M. (2011). Management (11ª ed.). Prentice Hall.

Robbins, S. (2003). Organizational behavior (10ª ed.). Upper Saddle River, NJ: Prentice Hall/Pearson Education International.

Sotomayor, A. M., Rodrigues, J., & Duarte, M. (2018). Exercícios de gestão das organizações (2ª ed.). Lisboa: Rei dos Livros.

Teixeira, S. (2014). Gestão das organizações (3ª ed.). McGraw-Hill.