Gestão Ambiental em Turismo

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos sobre o meio ambiente e impactos da atividade humana sobre o mesmo.

Métodos de Ensino

Tendo esta unidade como objetivo global desenvolver um conjunto de competências que permitam aos alunos atuar de forma adequada no exercício de qualquer atividade de investigação, planeamento e gestão turística perante a necessidade crescente de preservar os recursos naturais e culturais e a manutenção de um ambiente saudável para as gerações presentes e futuras, considera-se que os 3 pontos principais do programa respondem a esses objetivos. O ponto 1 do programa incide sobre vários aspetos do desenvolvimento sustentável do turismo que permite essencialmente dar resposta aos objetivos 1 e 2. O ponto 2 permitirá perceber como é que a adoção de práticas de gestão responsável pode contribuir para a diferenciação e competitividade empresarial, respondendo essencialmente aos objetivos 3 e 4. O ponto 3 do programa, em que serão analisadas e discutidas diversas ferramentas relacionadas com o planeamento estratégico e gestão de destinos permitirá responder ao objetivo número 5.4

Resultados de Aprendizagem

Identificar os principais impactos e tendências do turismo;
Identificar as principais diretrizes internacionais relativamente ao turismo sustentável e as características dos
“novos turistas”, cuja procura se orienta cada vez mais por produtos e destinos com melhores práticas
ambientais;
Promover o uso racional dos recursos ambientais, enquanto elemento-chave do desenvolvimento turístico,
preservando os processos ecológicos essenciais e ajudando a conservar os recursos naturais e a
biodiversidade;
Atuar sobre as áreas organizacionais e operacionais das empresas do sector, com maior potencial de atuação
ao nível ambiental e social, identificando as melhores práticas e benchmarking neste domínio, que
proporcione a tomada de decisões de acordo com as características dos empreendimentos e destinos
turísticos, bem como da sua envolvente;
Identificar e diferenciar os principais rótulos e mecanismos de certificação e verificação ambiental aplicáveis
ao sector do turismo.

Programa

1. Desenvolvimento sustentável do turismo
1.1. Conflito entre desenvolvimento turístico e ambiente
1.2. Princípios orientadores e linhas de ação estratégica
1.3. O turismo e o fenómeno das alterações climáticas

2. O ambiente como fator de competitividade empresarial
2.1. Principais áreas de gestão ambiental
2.2. Procura e consumo turístico responsável
2.3. Sistemas de certificação ambiental
2.4. Destinos e produtos turísticos sustentáveis: estudos de caso

3. Planeamento estratégico e gestão de destinos
3.1. Considerações metodológicas sobre a capacidade de carga
3.2. Estudos de impacto ambiental

Docente(s) responsável(eis)

Susana Maria Peixoto Godinho Lima

Métodos de Avaliação

Avaliação Por Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação Contínua
  • - Participação e exercícios no decorrer das aulas - 10.0%
  • - Teste teórico - 50.0%
  • - Trabalhos práticos/estudos de caso - 40.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

SANTOS, F.D. e MIRANDA, P.(ed.) (2006). Alterações Climáticas em Portugal. Cenários, Impactos e Medidas de Adaptação. Projecto SIAM II. Lisboa: Gradiva.

CARETO, H. & LIMA, S. (2006/2007). Turismo e Desenvolvimento Sustentável. Vols I, II. Lisboa: GEOTA.

Geerts, W. (2014). Environmental certification schemes: Hotel managers’ views and perceptions. International Journal of Hospitality Management, 39, pp. 87-96.

Jauhari, V. (2014). Managing sustainability in the hospitality and tourism industry: Paradigms and directions for the future. Advances in Hospitality and Tourism. Apple Academic Press.

LIMA, S. (2008). A Gestão Ambiental no Sector Hoteleiro. Lisboa: GEOTA.