Gestão da Informação e Comunicação

Não aplicável.

Método expositivo e com recurso à realização de trabalhos práticos.

OBJETIVOS

Esta unidade curricular tem por objetivo proporcionar um entendimento holístico e atual sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação numa ótica de gestão.

Procura também destacar o papel das Tecnologias de Informação e Comunicação na formação de estratégias, no apoio à tomada de decisões e na melhoria da eficácia e eficiência dos processos.

Os alunos deverão conseguir identificar como é que a Gestão da Informação pode servir de base à construção de estratégias.

COMPETÊNCIAS

Esta unidade curricular pretende principalmente transmitir os conhecimentos específicos da área do tratamento da informação, relativamente a localizações de infraestruturas, construções, zonas urbanas, zonas habitacionais.

Também para a Gestão das Emergências, a comunicação é fundamental, pelo que o conhecimento dos vários métodos disponíveis é fundamental para os Técnicos da Proteção Civil. Além disso, esta unidade curricular contribui ainda para a maioria dos conhecimentos, aptidões e atitudes gerais que se pretende que os alunos adquiram neste curso de Técnico Superior Profissional em Proteção Civil.

• Meios e técnicas de comunicação específicos de diferentes contextos institucionais;

• Levantamento, manipulação, transferência e armazenamento de informações relevantes para a intervenção em emergências;

• Os sistemas de transporte e comunicações, os seus elementos e intervenientes;

• O sistema de intervenção em emergência: planeamento e execução, no contexto dos transportes;

• A comunicação de emergência: as tecnologias e as redes, nos diversos contextos institucionais;

• Os meios de comunicação e a sua utilização em situação de emergência, nos diversos contextos institucionais.

* Kalakota, R. e Robinson, M. (2001) e-Business 2.0: Roadmap for Success. Addison-Wesley.

* Laudon, K. e Laudon, J. (2014) Management Information Systems. 13th edition. Prentice Hall.

* O’Brien, J. e Marakas, G. (2011) Management Information Systems. 10th edition. McGraw-Hill.

* Turban, E., McLean, E. e Wetherbe, J. (2011) Information Technology for Management: Transforming Business in the Digital Economy. 8th edition, John Wiley & Sons.