Gestão da Qualidade

Conhecimentos de Base Recomendados

N.A.  

Métodos de Ensino

O enquadramento das normas e os seus requisitos serão apresentados alternando entre a exposição dos conceitos pelo docente e a exploração das normas pelos alunos. Será incentivado o debate recorrendo à análise de casos de estudo. Os conhecimentos adquiridos serão aplicados na realização de trabalhos práticos que consistirão na elaboração de documentos dos sistemas de gestão.

 

Resultados de Aprendizagem

Espera-se que aluno esteja habilitado a:

a) compreender os conceitos de sistema de gestão, qualidade e melhoria contínua;

b) interpretar os principais pontos das normas ISO 9001;

c) desenvolver a estrutura documental base para a certificação da Qualidade;

d) aplicar os métodos e técnicas subjacentes ao universo da Qualidade em contexto real.

Programa

1. Partes interessadas e razões para a implementação de sistemas de gestão;

2. Ciclo da melhoria contínua;

3. Sistemas de Gestão Qualidade segundo a norma ISO 9001 (Requisitos gerais e de documentação, Política da Qualidade, Planeamento, Responsabilidade, Autoridade e Comunicação, Revisão pela Gestão, Gestão de Recursos, Realização do Produto, Medição, Análise e Melhoria);

4. Integração de sistemas de gestão;

5. Organismos de Certificação de Sistemas de Gestão;

6. Ferramentas da qualidade.

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

António N., Teixeira A., Rosa & A. (2019). Gestão da Qualidade – De Deming ao Modelo de Excelência da EFQM (3.ª Edição). Lisboa: Edições Sílabo.

Instituto Português da Qualidade (2015). NP EN ISO 9000:2015 – Sistemas de Gestão da Qualidade: Fundamentos e vocabulário. Monte da Caparica: IPQ.

Instituto Português da Qualidade (2015). NP EN ISO 9001:2015 – Sistemas de Gestão da Qualidade: Requisitos. Monte da Caparica: IPQ.

Pinto, A. (2017). ISO 9001:2015 Gestão da Qualidade – Guia Prático. Lisboa: LIDEL.

Pinto, A. (2018). Sistema de Gestão da Qualidade Guia para a sua implementação (2.ª edição). Lisboa: Edições Sílabo.

Pires, A. (2016). Sistemas de Gestão da Qualidade – Ambiente, segurança, responsabilidade social, indústria e serviços (2.ª edição). Lisboa: Edições Sílabo.