Gestão da Qualidade Total

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Os conteúdos programáticos serão desenvolvidos através de: a) Sessões teóricas (da responsabilidade da docente); b) Sessões teórico-práticas onde a participação activa do aluno se torna importante para que a sua aprendizagem seja significativa, potenciando o espírito crítico e a capacidade de análise de problemas. Dentro das metodologias de trabalho activas enquadram-se os trabalhos individuais e em grupo; as pesquisas bibliográficas significativas, a elaboração de trabalhos de grupo sobre temáticas relacionadas com os conteúdos programáticos..

Resultados de Aprendizagem

1) Saber conceber, executar e avaliar uma politica de gestão de qualidade usando algumas das principais concepções, modelos e normas disponíveis.
2) Conhecer os diferentes modelos de gestão da qualidade.
3) Conhecer e saber utilizar os principais instrumentos e ferramentas de gestão da qualidade.

Programa

1) Definição do conceito de qualidade
2) História do movimento da qualidade e a caracterização do contributo de alguns dos seus principais autores
3) Modelos e sistemas de gestão da qualidade
4) A cultura da qualidade
5) Funções do gestor e das equipas da qualidade
6) Qualidade e benchmarking
7) Indicadores, instrumentos, técnicas, metodologias e estratégias de implementação da qualidade
8) Prémios da qualidade;
9) Vantagens e dificuldades na implementação e certificação de um sistema de qualidade
10) A gestão da qualidade total (Os modelos TQM e EFQM)

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação por frequência
  • - A avaliação pondera avaliação sumativa, contínua e de participação nas aulas - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

António, N., & Teixeira, A (2009). Gestão da qualidade. De Deming ao modelo de excelência da EFQM. Lisboa: Edições Sílabo.

Branco, R. (2008). O Movimento da qualidade em Portugal. Porto: Vida Económica

Brito, E.J.B. (2010). Gestão do conhecimento e qualidade como vectores de competitividade na administração pública local. Dissertação de Doutoramento em Psicologia – Especialização em Psicologia das Organizações, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra

Ghobadian, A., & Gallear, D. N. (1996). Total quality management in SMEs. Omega, 24(1), 83-106.

Lopes, A., & Capricho, L. (2007). Manual de gestão. Qualidade 100%. Lisboa: RH Editora, Lda.

Juran, J., & Godfrey, A. B. (1999). Quality handbook. New York, McGraw-Hill,

Antunes, M. L (2009). Qualidade para principiantes. Lisboa: Edições Sílabo