Gestão de Desportos de Natureza

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Os conteúdos teórico-práticos serão apresentados através da exposição oral e da apresentação Powerpoint, complementados através da visualização de vídeos didáticos, análise/discussão de textos e estudos de caso. Nas aulas práticas-laboratoriais serão adotadas as seguintes estratégias e procedimentos: exposição oral, demonstração, observação/correção, instrumentos de observação e de avaliação e material didático específico.

O processo de avaliada será efetuado por avaliação contínua ou por exame.

Por avaliação contínua:

A) Componente teórico-prática (70%)

– Avaliação das capacidades/competências de um território para a implementação de projetos/programas de Desportos de Natureza (DN) – Trabalho de grupo

B) Componente prática-laboratorial (30%)

Observações, relatórios de observações e apresentação dos relatórios de observação – práticas num destino de DN – Trabalho individual

Por avaliação por exame:

A) Componente teórico-prática (70%)

B) Componente prática-laboratorial (30%).

Resultados de Aprendizagem

Analisar as caraterísticas dos Desportos de Natureza (DN), incluindo aspetos como a história, a organização social dos praticantes e dos contextos de prática, permitindo relacionar e articular os conceitos de Desporto, Turismo e Lazer;

Compreender a orgânica dos DN, identificando os pontos fortes e os pontos fracos desta realidade, comparativamente com outras (internacionais): enquadramento político-legal e institucional; oferta e procura; perfil, funções e formação dos profissionais;

Entender o potencial que os DN apresentam para a sustentabilidade do desenvolvimento local e para a estruturação dos territórios;

Conhecer os instrumentos metodológicos de planeamento e gestão de programas, projetos e eventos inseridos no âmbito dos DN, espaços de prática (espaços naturais), equipamentos e infraestruturas de apoio à prática, análise do risco e da segurança, e da qualidade dos serviços, de forma a adaptar estas práticas a diferentes contextos e meios de prática (ar, água e terra).

 

Programa

1. Desportos de Natureza: Origem, conceitos e características;

2. Organização dos Desportos de Natureza;

3. Desportos de Natureza e desenvolvimento local sustentável;

4. Planeamento de programas, projetos e eventos de Desportos de Natureza:

5. Gestão de programas, projetos e eventos de Desportos de Natureza

5.1. Gestão e dinamização de atividades;

5.2. Gestão e manutenção de materiais e equipamentos;

5.3. Gestão de espaços naturais/sustentabilidade;

5.4. Gestão de instalações desportivas (Parques Aventura, Centros Náuticos, etc.);

5.5. Gestão do risco e da segurança.

 

Métodos de Avaliação

Avaliação por Exame
  • - trabalho individual - 30.0%
  • - trabalho de grupo - 70.0%
Avaliação Contínua
  • - trabalho individual - 30.0%
  • - trabalho de grupo - 70.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

TORKILDSEN, G. (1999). “Leisure and Recreation Management”. London: Spon Press.

Melo, R. & Mendes, R. (2011). Gestão do Risco e da Segurança em Desportos de Natureza: o caso dos Desportos de Montanha. In Pereira, B. et al. (Coord.). “Atividade Física, Saúde e Lazer. O Valor Formativo do Jogo e da Brincadeira”. Braga: Univ. Minho.

 

Melo, R. (2009). Desportos de Natureza: Reflexões sobre a sua definição conceptual. Coimbra: “Revista Exedra”, 2ª edição, pp. 93-104.

Newsome D., et al (2002). “Natural Area Tourism – Ecology, Impacts and Management; Aspects of Tourism Serie”. Clevedon: Channel View Publications.

Dougherty, N. (ed.) (1998). “Outdoor recreation safety”. United States: Human Kinetics.

Marinho, A. & Bruhns, H. (org.) (2003). “Turismo, Lazer e Natureza”. São Paulo: Ed. Manole.

Lança, R. (2004). “Animação Desportiva e Tempos Livres, uma perspetiva de organização”. Lisboa: Ed. Caminho.

Cunha, L. (1997). “O Espaço, o Desporto e o Desenvolvimento”. UTL-FMH, Lisboa.