Gestão de Empreendimentos Turísticos e Gastronómicos

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino baseiam-se em aulas teórico-práticas, favorecendo os métodos expositivo, interrogativo e ativo, assentando em exercícios práticos/ fichas de trabalho e trabalhos de investigação desenvolvidos pelos Estudantes. Para obterem aprovação (mínimo 10 valores), os Estudantes terão de optar por uma das seguintes modalidades de avaliação:

1) Exame

A avaliação por exame final consiste na realização de uma única prova escrita de avaliação de conhecimentos (100%), a realizar nas respetivas épocas de avaliação.

2) Avaliação contínua/ periódica

A avaliação contínua/ periódica resulta dos seguintes parâmetros de avaliação:

a) realização de uma prova escrita e individual de avaliação de conhecimentos (50%); b) realização de um trabalho prático em grupo, que deverá ser apresentado/ defendido oralmente (35%), cuja ponderação se divide em componente escrita (25%) e componente oral (10%); c) realização de exercícios no decorrer das aulas (15%).

Resultados de Aprendizagem

Entender tendências, evolução e posicionamento da gastronomia no âmbito dos empreendimentos turísticos e gastronómicos;

Reconhecer a tipologia, estrutura e organização funcional dos empreendimentos turísticos e estabelecimentos de restauração e bebidas, nomeadamente a interligação das diversas áreas operacionais;

Compreender a importância da estratégia na gestão de empreendimentos turísticos e gastronómicos;

Conhecer princípios, variáveis e ferramentas de gestão estratégica no âmbito dos empreendimentos turísticos e gastronómicos, aplicando métodos de otimização de receitas;

Identificar o ciclo operacional e princípios de funcionamento dos departamentos de Alojamento e de F&B e aplicar processos de gestão e sistemas de controlo;

Programa

1.A Gastronomia como produto turístico no âmbito dos empreendimentos turísticos: Enquadramento, concetualização e evolução

2. Os empreendimentos turísticos em Portugal: Tipologias e tendências

3.A importância da estratégia na gestão de empreendimentos turísticos e gastronómicos: Princípios, variáveis e ferramentas

4. A organização dos empreendimentos turísticos e gastronómicos: Estruturação e especificidades do negócio

5. Gestão e controlo departamental em hotelaria: Gestão operacional de Alojamento e de F&B

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação Contínua
  • - Frequência - 50.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 35.0%
  • - Assiduidade e Participação - 15.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

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