Gestão de Empresas e Comportamentro Organizacional

Conhecimentos de Base Recomendados

Nesta UC não são requeridos conhecimentos de base.

Métodos de Ensino

Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem:

1. Metodologias Verbais (dizer) / Metodologias Intuitivas (mostrar), Exposição, Explicação, Diálogo. A Metodologia Expositiva, com recurso a meios audiovisuais para explicação dos conteúdos programáticos.
2. Metodologias Ativas (fazer), Estudo de Casos. Metodologia Ativa, através da resolução de casos práticos e discussão de estudos de caso e artigos científicos.
3. Metodologias Colaborativas, através da realização de trabalhos em grupo.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular tem por objetivo proporcionar um entendimento elementar do contexto, atividades e ferramentas da gestão organizacional. Procura igualmente sensibilizar os estudantes para a necessidade de aprenderem a gerir a ambiguidade e complexidade inerente às atividades de gestão. Ao longo desta unidade curricular os alunos terão oportunidade de explorar aspetos relevantes da teoria e prática da gestão contemporânea, aprofundando alguns temas abordando tendências recentes nesta área. Deverão ainda compreender os limites e contributos das várias áreas científicas para o corpo de conhecimento da gestão, distinguindo o corpo teórico das práticas de gestão. Os alunos deverão ser capazes de fazer uma abordagem à gestão enquanto campo de estudo, expondo os alunos às principais linhas de investigação. Finalmente, visa desenvolver um conjunto inicial de conhecimentos, competências e atitudes indispensáveis ao exercício de cargos de gestão e que serão aprofundadas e desenvolvidas noutras unidades curriculares do ciclo de estudos.

No final da unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de:

– Compreender a importância da Gestão no sistema empresarial e na sociedade em geral;
– Distinguir no seio da empresa as diferentes componentes da gestão, os seus objetivos específicos e modos de funcionamento distintos;
– Conhecer os principais conceitos e técnicas da área de gestão; sensibilizar para a relevância social e económica do empreendedorismo; compreender o processo empreendedor e a elaboração do plano de negócios;
– Conhecer os factores subjacentes aos comportamentos organizacionais e às suas potenciais consequências; analisar e intervir sobre alguns factores que determinam o comportamento no contexto de trabalho; conhecer o compreender: os conceitos e as funções da inovação na empresa, o processo de inovação organizacional, o processo de implementação de uma cultura inovadora e de mudança organizacional pela inovação.
– Conhecer a teoria e prática da gestão contemporânea na ótica das funções de planeamento, organização, liderança e controlo;
– Introduzir o conceito de gestão geral e analisar as funções fundamentais da gestão e a sua interdependência.
– Aplicar os conceitos básicos da gestão, com principal incidência nas áreas funcionais mais relevantes das organizações.
– Analisar as áreas principais áreas funcionais das organizações, como gestão de recursos humanos, produtiva, financeira, qualidade, contabilidade.
– Identificar os diversos níveis de gestão e as principais tarefas dos gestores.
– Visualizar a empresa como uma organização social com características próprias
– Descrever o processo de organização e os vários tipos de departamentalização usados na definição de estrutura organizacional de uma empresa.
– Estabelecer os conceitos de autoridade e delegação, responsabilidade, centralização e descentralização e as suas relações com as diversas estruturas organizativas, vantagens e inconvenientes e opções a tomar.
– Analisar de que modo o tipo de estrutura de uma organização é determinado por diversas variáveis, como a estratégia, a sua idade e dimensão, a tecnologia, o ambiente e as formas de poder e controlo existentes.
– Analisar os principais contributos das teorias sobre a motivação para a gestão .
– Analisar os diversos estudos sobre a liderança e refletir sobre a sua importância no contexto organizacional.
– Descrever o processo de comunicação no seio de uma organização .
– Aplicar as práticas fundamentais da gestão, adaptando-as ao contexto e necessidades específicas da organização.
– Utilizar modelos e ferramentas de gestão para auxiliar a tomada de decisões.

 

Programa

1 – As organizações e a gestão.
1.1. O estudo das organizações: Conceito, âmbito e objetivos da organização.
1.2. A organização e o meio envolvente: conceito e tipologia das organizações; meio envolvente e organização como sistema
1.3. O indivíduo e as organizações: A Gestão e os gestores.

2. Os desafios da gestão.
2.1. A evolução das teorias da administração.
Os Principais contributos das Teorias Organizacionais, das Teorias comportamentais, a Abordagem quantitativa, a Abordagem sistémica. a Abordagem contingencial.

3. A Gestão; As Funções, os níveis e os processos – as Estruturas Organizacionais;
3.1. As funções de gestão : Planeamento, Organização, Liderança, Controlo
3.1.1. O Planeamento – estratégico e tático , a Estratégia , a visão , a Missão, Objetivos,
3.1.2. A Organização e processo de organização , As estruturas das organizações – A departamentalização
3.1.3. O Controlo, coordenação, avaliação
3.1.4. A Direção – Aspetos comportamentais da gestão a Liderança, a motivação, a comunicação

4. As principais funções empresariais
4.1. A Gestão do Marketing, Evolução do conceito de Marketing; Análise quantitativa e qualitativa do mercado; Marketing Mix
4.2. A Gestão da produção; a gestão da produção e a estratégia da empresa; tipos de produção e gestão de stocks;
4.3. A Gestão financeira e análise de investimentos; património de uma empresa, demonstrações financeiras, análise e seleção de investimentos;
4.4. A gestão de recursos humanos / a gestão de pessoas – do recrutamento, seleção à integração na empresa

5. A gestão e a atividade empreendedora; conceitos básicos; a importância social e económica do empreendedorismo; o perfil do empreendedor e principais motivações; o processo empreendedor – da ideia ao mercado; a concretização; o plano de negócios;

6. O comportamento organizacional e a gestão;
6.1. Processos grupais e de equipa – o Comportamento individual e de grupo;

7. A Liderança e gestão
7.1. Poder, influência e comportamento
7.2. Teorias da Liderança
7.3. Personalidade, perceções e atribuições
7.4. Emoções e stress

8. Motivação e satisfação no trabalho
8.1. Abordagens e teorias da motivação no trabalho

9. A Comunicação organizacional;
9.1. Conflito e negociação;

10. Inovação e mudança organizacional
10.1. A Mudança organizacional
10.1. A Inovação organizacional
10.2. A cultura organizacional
10.3. Responsabilidade Social

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Bilhim, J. (2004). Teoria organizacional: Estrutura e pessoas. Lisboa: ISCSP.

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Carvalho, L., Bernardo, M., Sousa, I., & Negas, M. (2014). Gestão das Organizações: Uma abordagem Integrada e Prospetiva. Edições Sílabo.

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Chiavenato, I. (2003). Introdução à Teoria Geral da Administração. Campus – Editora Afiliada.

Cohen, W. (2017). Peter Drucker: Melhores práticas. Grupo Autêntica.

Costa, T. (2018). Gestão contemporânea. Princípios, tendências e desafios (2ª ed.). Edições Sílabo.

Cunha, M.P., Rego, A., Cunha, R.C. & Cabral-Cardoso, C., & Neves, P. (2016). Manual de comportamento organizacional e gestão (8ª edição). Lisboa: RH Editora.

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