Gestão de Equipamentos e Recursos Socioeducativos

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino/aprendizagem visa a facilitação de integração dos conteúdos pelos alunos. Os conteúdos programáticos serão desenvolvidos através de métodos de ensino expositivos e ativos, através de: a) sessões teóricas (da responsabilidade da docente); b) sessões teórico-práticas onde a participação ativa do aluno se torna importante para que a aprendizagem seja significativa, potenciando o espírito crítico e capacidade de adoptar práticas eficazes.

 A avaliação será feita optando por uma das seguintes possibilidades:  

1• Avaliação contínua/periódica:

 a) a participação na concretização de trabalhos em grupo, propostos pela docente no decorrer das aulas: 10%

b) Um trabalho de grupo final a apresentar em aula (respeitando os grupos previamente constituídos): 45%

c) um teste escrito de avaliação sobre os conteúdos programáticos abordados: 45%  (nota mínima obrigatória de 7 valores)

2- EXAME: consistirá num teste escrito individual: 100%

Resultados de Aprendizagem

Conhecer as várias perspetivas de gestão e coordenação no desenvolvimento de uma organização ou de uma comunidade bem como motivar pessoas e entidades para articularem e partilharem recursos e promover de forma cooperativa vontades e competências. Saber selecionar os meios com vista à gestão eficaz de pessoas, grupos, organizações ou comunidades, quando sustentados no planeamento, organização, coordenação e avaliação de recursos locais, sejam estes físicos, financeiros, humanos, ambientais ou comunitários. Desenvolver competências para analisar de forma continua os sistemas de gestão ao nível técnico, pedagógico e/ou organizacional, apresentando sugestões e propostas concretas que possam contribuir para a melhoria dos sistemas. Saber Identificar e analisar diferentes modelos de intervenção nas organizações articulando de forma integrada os intervenientes, recursos, equipamentos e infraestruturas necessários à conceção e desenvolvimento de projetos de intervenção socioeducativa

Programa

1 – Introdução aos conceitos de Organização e Gestão

 2 – Organização e Gestão de Entidades/Estruturas de Animação Socioeducativa.

3 – A Gestão Estratégica como ferramenta de gestão: da Análise à Formulação, à Implementação e Avaliação e Controlo Estratégico

4 – Princípios organizativos orientados para a gestão de recursos humanos nas organizações com e sem fins lucrativos.

5 – Gestão dos recursos físicos, financeiros, humanos, ambientais e comunitário

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação Contínua
  • - Frequência - 45.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 10.0%
  • - Trabalho de grupo final - 45.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Bancaleiro, J. (2008). Gestão de Activos Humanos no Sec. XX. Lisboa: RH ditora

 Bancaleiro, J..Ramos, P. (2019). Conta-me Estórias- Storytelling na Gestão de Pessoas. Lisboa: RH Editora.

 Martins, A. (2004). Introdução à Gestão de Organizações. Barcelos: Vida Económica.

Martins, M.J..Ramos, P.. Fialho. (2019). Sharing My Change- Viagem pela Gestão da Mudança. Lisboa: RH Editora

 Ramos, P. (2019). Pessoas & Negócios-Mobilizar para a obtenção de resultados- Coimbra: Actual

Teixeira, S. (2011). Gestão Estratégica. Lisboa: Escolar Editora.

 Yunus, M (2011). A Empresa Social. Barcarena: Editorial Presença