Gestão de Equipamentos e Serviços Sociais Gerontológicos

N/A

O processo de aprendizagem articula aulas teórico-práticas de metodologias ativas e interativas centradas no problema, com enfâse na reflexão crítica dos temas do programa. Através de:
– Método expositivo: de modo a fundamentar conceitos teóricos elementares, novos e complexos que exigem uma abordagem formativa;
– Análise crítica e discussão ativa de textos científicos com participação ativa do aluno;
-Contacto e manuseamento de instrumentos teórico-práticos que promovem a compreensão dos temas propostos;
– Role-playing como técnica pedagógica interativa e colaborativa que desenvolve no estudante a capacidade de reflexão crítica e de auto-reflexão, de interação e a criatividade.
Os estudantes podem optar por avaliação contínua ou por exame. A avaliação por exame consiste numa prova escrita (100%).
A avaliação contínua consiste em 1 prova de conhecimento sobre os temas abordados (60% cada prova) e um trabalho de grupo (40%).

1. Saber conceptualizar a intervenção gerontológica no âmbito da política social e compreender as orientações da intervenção do Estado nesta área e as recomendações europeias;
2. Compreender o papel dos equipamentos sociais para a concretização da política gerontológica e analisar as suas fragilidades e potencialidades no prosseguimento de padrões de qualidade;
3. Ser capaz de reflectir e analisar criticamente e de forma contínua os sistemas de gestão ao nível técnico e organizacional e actuar numa lógica de gestão estratégica de recursos financeiros, físicos, humanos, sociais e ambientais;
4. Saber identificar e analisar diferentes modelos de intervenção nas organizações articulando de forma integrada os intervenientes, recursos, equipamentos e infraestruturas necessárias.
5. Saber selecionar os meios com vista à gestão eficaz de pessoas, grupos, organizações ou comunidades, quando sustentados no planeamento, organização, coordenação e avaliação de recursos gerontológicos.

1. Principais respostas sociais de apoio à pessoa idosa: que serviços e profissionais?
2. Qualidade dos serviços prestados em equipamentos gerontológicos: implementação sistema de gestão de Qualidade (Manuais da Qualidade da SS.), principais indicadores relacionados com a gestão de intervenção, processo de certificação.
3. Fontes de Financiamento das instituições de apoio à pessoa idosa: protocolos, acordos de cooperação e vulnerabilidade financeira.
4. Organização do espaço e ergonomia institucional.
5. Documentação assistencial e facilitadora da organização: plano individual e grelhas de registo.
6. Cuidado restaurativo: o dever institucional de promover a funcionalidade e a autonomia da pessoa idosa.
7. Reforma e complementos ao rendimento financeiro da pessoa idosa: relação com resposta social.
8. Gestão de casos complexos: Procedimentos legais em situações de incapacidade; maus tratos institucionais.

Avaliação periódica
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 40.0%
  • - Frequência - 60.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Duarte,M. (2015). Fragilidade em Idosos: Modelos, Medidas e Implicações Práticas. Coisas de Ler. Lisboa.
Instituto da Segurança Social (2007). Estrutura Residencial para Idosos – Manuais da Qualidade. Instituto da Segurança Social. Lisboa.
Pearce, B.W.(2000). Sénior living communities: Operations management and marketing for assisted living, congregate, and continuingcare retirement communities. Maryldand: The John Hopkins University Press.
Paulos, C. (2010). Gestão de Instituições para Idosos: Qualidade, Humanidade e Eficiência em Cuidados Geriátricos. Dashofer Holding Ltd.
Martin, V., Henderson, E. (2004). Gestão de Unidades de Saúde e de Serviços Sociais. Monitor. Lisboa.
Silva, S., Santos, N., Mota, J., Martin, I. (2014). Sustentabilidade das instituições particulares de Segurança Social em Portugal. Autores. ISBN: 978-989-20-5404-9.