Gestão de Espaços Comerciais

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável

Métodos de Ensino

A unidade curricular será desenvolvida segundo um modelo teórico-prático com exposição estruturada dos conteúdos e respectiva análise e discussão ou debate. Utilizar-se-á uma metodologia interrogativa e interactiva
prévia à apresentação dos principais conteúdos e conceitos, e demonstração/exemplificação dos mesmos através da sua aplicação prática em situações quotidianas e recorrendo, sempre que se justifique, a meios audiovisuais.
Contempla ainda o estudo autónomo com pesquisas sobre os conteúdos expostos e a leitura e análise crítica de textos/artigos.

Resultados de Aprendizagem

a) Reconhecer os diferentes espaços comerciais

b) Identificar os aspetos a ter em consideração no design do espaço comercial

c) Compreender a envolvente legislativa e regulamentar em torno de um espaço comercial

d) Capacitar para a gestão das atividades em contexto de espaço comercial

Programa

1. Caracterização dos espaços comerciais

2. Planeamento do espaço comercial

3. Gestão de armazém

4. Gestão de equipamentos

5. Qualidade de serviço no espaço comercial

6. Gestão de reclamações

7. Gestão da comunicação

8. Gestão de preços

9. Marketing nos espaços comerciais

10. Legislação associada aos espaços comerciais

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação por Exame
  • - Exame Escrito - 100.0%
Avaliação Periódica
  • - Trabalho prático - 50.0%
  • - Teste Escrito - 50.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Fernandes, A. (2010). Qualidade de Serviço. Editora Pergaminho.

Liljenwall. (2013).  O Poder do Marketing no Ponto de Venda. TopBooks.

Lindon, D. (2011). Mercator XXI. D. Quixote

Mata, A. (2003). Front Office Operação e Gestão. Prefácio.

Monteiro, V. (2011). Manutenção de Equipamentos e Sistemas. Lidel

Péres, l. (2001). Manual Prático de Receção Hoteleira. Editora Roca

Reis, L. (2008). Manual da Gestão de Stocks. Editorial Presença