Gestão de Operações e Logística

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Não disponível.

Resultados de Aprendizagem

Compreender a importância da gestão de operações e da logística na prossecução e sustentação de uma vantagem competitiva.
Compreender a importância da gestão de aprovisionamentos na obtenção de uma disponibilidade desejada a um custo adequado e resolver problemas nesse âmbito.
Compreender as principais decisões associadas à gestão de transportes e resolver problemas nesse âmbito.
Compreender a importância das decisões de localização e resolver problemas nesse âmbito.
Compreender as consequências para a gestão de um serviço do grau de contacto com o cliente e resolver problemas de filas de espera.
Reconhecer a importância da cadeia de abastecimento para se servir adequadamente o cliente.
Compreender as metodologias e resolver problemas no âmbito de previsão da procura.
Saber planificar e controlar a execução de um projecto e saber operacionalizar metodologias adequadas.

Programa

1. O papel da gestão de operações e da logística nas organizações
2. Gestão de aprovisionamentos
3. Gestão de transportes
4. Localização de equipamentos
5. Gestão dos serviços e das filas de espera
6. Gestão da cadeia de abastecimento
7. Previsão da procura
8. Gestão de projectos

Métodos de Avaliação

Avaliação periódica
  • - 3 testes escritos - 100.0%
Avaliação final
  • - Teste escrito - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Carvalho, J. (coord.) (2010). Logística e Gestão da Cadeia de Abastecimento. Lisboa: Edições Sílabo.

Costa, J., Dias, J., & Godinho, P. (2010). Logística. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.

Krajewski, L., Ritzman, L., & Malhotra, M. (2013). Operations Management: Processes and Supply Chains (10th ed.). Prentice Hall.

Chase, R., Jacobs, F., & Aquiliano, N. (2006). Operations Management for Competitive Advantage with Global Cases, McGraw-Hill.

Carvalho, J. (2002). Logística (3.ª ed.). Lisboa: Edições Sílabo.

Pinto, J. (2010). Gestão de Operações – Na Indústria e nos Serviços (3.ª ed.). Lisboa: Lidel.

Lisboa, J., & Gomes, C. (2006). Gestão das Operações. Porto: Vida Económica.

Roldão, V., & Ribeiro, J. (2007). Gestão das Operações – Uma abordagem Integrada. Lisboa: Monitor.