Gestão de Operações I

Domínio do MS-Excel como utilizador intermédio.

Aulas expositivas de apresentação dos conceitos, modelos e procedimentos dos conteúdos programáticos, com apoio de Powerpoint.

Recurso ao método demonstrativo na exemplificação de casos.

Aulas de resolução de problemas, envolvendo a proposta, análise, formulação e resolução  de exercícios de aplicação dos conteúdos, com uso sistemático do MsExcel.

Esta unidade curricular pretende dotar os alunos de conceitos de gestão da produção e de operações e de ferramentas e metodologias de previsão e de apoio à decisão. No final o aluno deve identificar as funções e estratégias de gestão da produção, assim como as distintas tipologias de linhas de produção, o seu equilíbrio e as suas restrições. Deve formular e resolver problemas de decisão aplicando modelos adequados. Deve formular e resolver problemas de atribuição de recursos, procurando a sua optimização. Deve escolher e aplicar metodologias adequadas para o estabelecimento de previsões. Genericamente, pretendem-se desenvolver as capacidades de análise e resolução de problemas, aplicando os conhecimentos adquiridos.

1. Gestão de Operações: Áreas Conceptuais, Funções e Estratégias da produção.

2. Capacidade e tipologia de sistemas de produção (Layouts): Conceitos e Fluxogramas; Capacidade e Balanceamento de linhas; Teoria das restrições.

3.Teoria da Decisão: Ambientes de decisão (Certeza, Incerteza, Risco); Critérios de decisão em ambiente de Incerteza); Decisão em ambiente de Risco; Árvores de Decisão; Decisão multicritério e método “Analytic Hierarchy Process”.

4. Alocação de recursos: Formulação e modelação de problemas de gestão de operações com Programação Linear, Inteira e Binária; Formulação de problemas não lineares de gestão de operações; Resolução pelo MsExcel-Solver e análise de resultados.

5.Previsão: Etapas, Horizonte e Métodos de Previsão; Modelos causais; Séries temporais (Média Móvel Simples, Alisamento Exponencial Simples, Séries com Tendência- Método de Holt e de Holt-Winters).

ROLDÃO, V.S. , RIBEIR, J.S.; Gestão das Operações-Uma abordagem  Integrada; Ed. Monitor, 2007

LISBOA,J. V., GOMES,C.F.; Gestão de Operações; Vida Económica; 2ªEd, 2008

PINTO, J.P., Gestão de Operações na Indústria e nos Serviços, 3ªed, Lidel, 2010

CAIADO, J.; Métodos de Previsão em Gestão com Aplicações em Excel; Ed Sílabo,2011