Gestão de Projeto de Software

Conhecimentos de Base Recomendados

Os alunos devem possuir conhecimentos fundamentais e prática de programação de software.

Métodos de Ensino

A unidade curricular desenrola-se em torno de um projeto de desenvolvimento de software

As aulas teóricas servem para apresentar os temas lecionados, assim como os materiais de estudo. Dado o elevado número de alunos, estas aulas são lecionadas à distância.

As aulas práticas são usadas para realização de reuniões de progresso entre os grupos de trabalho e o professor, prestando esclarecimentos e recebendo feedback sobre o desenrolar dos trabalhos, materiais desenvolvidos e ferramentas utilizadas. Os alunos realizam o trabalho semanalmente em grupo, dentro e fora da sala de aula, e recorrem ao professor ao longo da semana através de ferramentas de chat e videochamada. Durante as reuniões de progresso, os grupos estão presentes em sala podendo, em situações especiais, participar por videochamada, sendo acompanhados pelo professor de forma presencial ou por videochamada, situação cada vez mais comum na indústria.

O trabalho de projeto consta do planeamento, organização, realização e monitorização de um projeto de desenvolvimento de software. O trabalho é obrigatoriamente realizado durante o semestre e é permanentemente acompanhado. A avaliação baseia-se no trabalho desenvolvido e desempenho demonstrado por cada aluno durante a realização do projeto.

Resultados de Aprendizagem

Ao compIetarem esta unidade curricuIar, os aIunos deverão ser capazes de:

  • Demonstrar, através do envoIvimento num projeto em equipa, os eIementos fundamentais de gestão de equipas.
  • Preparar um pIano de projeto de desenvoIvimento de software, que incIui estimativas, escaIonamento e atribuição de recursos.
  • Gerir um projeto, acompanhando e controlando o seu progresso, por forma propiciar uma entrega do software dentro dos prazos e custos previstos e gerir expectativas do cliente.
  • Aplicar formas de identificação e gestão de risco.
  • Usar diferentes métodos e técnicas para garantir a qualidade de um produto de software, incluindo controlo de alterações, controlo de versões e testes de software.
  • Demonstrar conhecimento de processos e metodologias de desenvolvimento de software e dos princípios e fundamentos da melhoria do processo de software.

Programa

  1. PIaneamento de um projeto de software
    • EIaboração de um pIano de desenvoIvimento de software
    • Estimativas e escaIonamento de projetos
  2. Gestão de quaIidade
    • PIano de quaIidade
    • Revisões e inspeções
    • Testes e planos de teste
    • Gestão de versões e configurações
  3. Gestão de projetos de software
    • Gestão de requisitos
    • Monitorização e controlo de projetos
    • Gestão de risco
    • Gestão de equipas
  4. Processos de desenvolvimento de software
    • Modelos de processos de software

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Recomendada:

  • Stellman, A., & Greene, J. (2006). Applied software project management. O’Reilly. 1A-7-73 (ISEC)
  • Sommerville, I. (2011), Software Engineering, 9th ed. Pearson Education. 1A-7-107 (ISEC)

 Complementar:

  • Tsui, F, and Karam, O. (2007). Essentials of Software Engineering. Jones and Bartlett Publishers. 1A-7-71 (ISEC)
  • McConnell, S. (1998). Software Project Survival Guide, Microsoft Press. 1A-7-43 (ISEC)
  • Jalote, P. (2002). Software Project Management in Practice, Addison-Wesley. 1A-7-79 (ISEC) 
  • Jalote, P. (2005). An Integrated Approach to Software, 3rd Edition, Springer. 1A-7-101 (ISEC)