Gestão de Projeto de Software

Os alunos devem possuir conhecimentos fundamentais e prática de programação de software.

A unidade curricular desenrola-se em torno de um projeto de desenvolvimento de software
As aulas teóricas servem para apresentar os temas lecionados, assim como os materiais de estudo
As aulas práticas são usadas para realização de reuniões de progresso com o professor, demonstrações para a turma, e esclarecimentos sobre o desenrolar dos trabalhos, materiais a desenvolver e ferramentas.

Os alunos são avaliados por todo o seu trabalho desenvolvido ao longo do semestre. A avaliação dos alunos é baseada em:
–    Trabalho prático: 10 valores
–    Exame: 10 valores
É exigida a classificação mínima de 40% em cada uma destas componentes de avaliação.
O trabalho de projeto consta do planeamento, organização, realização e monitorização de um projeto de desenvolvimento de software. O trabalho é obrigatoriamente realizado durante o semestre, e permanentemente acompanhado. A avaliação baseia-se no trabalho desenvolvido e desempenho demonstrado por cada aluno durante a realização do projeto.

Ao compIetarem esta unidade curricuIar, os aIunos deverão ser capazes de:
– Demonstrar, através do envoIvimento num projeto em equipa, os eIementos fundamentais de gestão de equipas.
– Preparar um pIano de projeto de desenvoIvimento de software, que incIui estimativas, escaIonamento, atribuição de recursos, controIo de configurações, gestão de aIterações, identificação e gestão de risco.
– Indicar formas de abordagem ao risco, que propicie uma entrega do software dentro dos prazos e custos previstos.
– Preparar e gerir um pIano de controIo de aIterações. – EIaborar um pIano de quaIidade e apIicar diferentes métodos e técnicas de garantia de quaIidade de um produto de software
– Demonstrar conhecimento de processos e metodoIogias de desenvoIvimento de software e modo como podem ser eIaborados e meIhorados

1.    PIaneamento de um projeto de software
–    EIaboração de um pIano de desenvoIvimento de software