Gestão de Projeto

Conhecimentos de Base Recomendados

Os alunos devem possuir e dominar competências avançadas de desenvolvimento de aplicações informáticas.

Recomenda-se a conclusão anterior das seguintes unidades curriculares:
– Engenharia de Software;
– Bases de Dados;
– Programação Aplicada;
– Programação para a Internet I & II;
– Interação com o Utilizador.

Métodos de Ensino

A unidade curricular é fortemente baseada no método experimental, onde os alunos ativamente exploram e desenvolvem as suas competências na gestão de um projeto comum de engenharia de software de dimensão considerável.

O projeto integra vários alunos que interagem nas várias fases e procedimentos numa dinâmica de grupo, sendo autónomos e responsáveis na tomada de decisão, sob orientação do professor.

Apesar de existir pontualmente a exposição de fundamentos teóricos e conceitos, é fomentada a aprendizagem pela resolução prática de problemas reais.

Resultados de Aprendizagem

Espera-se que no final da unidade curricular o aluno esteja habilitado a:

1. Planear e gerir projetos de software;

2. Planear e calendarizar tarefas e prazos;

3. Implementar um processo de controlo de alterações;

4. Implementar um plano de garantia de qualidade;

5. Identificar riscos;

6. Estimar e gerir custos e recursos;

7. Identificar e resolver questões sociais e organizacionais em grupos de grande dimensão.

Programa

1. Técnicas e metodologias de projeto de software (metodologia tradicional em cascata e metodologias ágeis); Normalização da gestão de projetos;

2. Fases de um projeto: Software Concept; Requirements Development; Architectural Design; Detailed Design; Coding and debugging; e Software Release;

3. Planeamento, estimação e calendarização de tarefas (diagrama de Gantt);

4. Controlo de alterações e ciclo de vida de um projeto;

5. Gestão de qualidade: Processo de revisão e inspeção de documentos e código;

6. Gestão de risco;

7. Controlo da execução de um projeto;

8. Ferramentas de apoio à gestão de projetos;

9. Questões sociais, organizacionais e de ética em grupos de grande dimensão.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação final
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 10.0%
  • - um projeto em grupo - 90.0%
Avaliação Periódica
  • - um projeto de grupo - 90.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 10.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Kerzner, H. (2017). Project management: A systems approach to planning, scheduling, and controlling (12.ª ed.). Wiley.

Layton, M., Ostermiller, S., and Kynaston, D. (2020). Agile Project Management For Dummies (3.ª ed.). For Dummies.

McConnell, S. (2000). Software project survival guide. Microsoft Press. (Bibliografia complementar).

Miguel, A. (2015). Gestão de projectos de software (5.ª ed.). FCA. (Bibliografia complementar).

Miguel, A. (2019). Gestão moderna de projectos (8.ª ed.). FCA.

Murray, P. (2016). The complete software project manager: Mastering technology from planning to launch and beyond. Wiley.

Pinto, J. and Tscharf, C. (2019). Scrum – A gestão ágil de projectos. FCA.

Wysocki, R. (2019). Effective project management: Traditional, agile, extreme, hybrid (8.ª ed.). Wiley.