Gestão de Recursos Humanos

Conhecimentos de Base Recomendados

Nada a registar.

Métodos de Ensino

Aulas expositivas de apresentação das bases formais da unidade curricular e aulas teórica-práticas onde se resolvem problemas práticos ligados ao tema. A avaliação envolve duas componentes:

i. avaliação dos conceitos teóricos leccionados (avaliada por exame, com um peso de 75% da classificação final);

ii. Avaliação da componente prática (avaliada por um trabalho de investigação/trabalho prático, com um peso de 25% da classificação final).

Resultados de Aprendizagem

Objectivos

– Desenvolver conhecimentos e capacidades de compreensão na área dos Recursos Humanos, apoiando-se em exposição em aula e pesquisas em textos da especialidade.

– Desenvolver a capacidade de aplicar os conhecimentos adquiridos na resolução de problemas específicos da vida empresarial específica da Indústria, sustentada por argumentação própria;

– Criar a capacidade de recolher, seleccionar e interpretar informação relevante na área dos Recursos Humanos, aliada à capacidade de análise, síntese e formulação de opiniões;

– Incutir uma atitude profissional no desenvolvimento das suas tarefas pelos conhecimentos adquiridos e a capacidade de compreensão do seu alcance, aplicabilidade e oportunidade face a situações específicas do dia-a-dia.

 

Programa

Conteúdos Programáticos

1 – OS RECURSOS ORGANIZACIONAIS, OS GESTORES E A GESTÃO


1.1 – Os Recursos Organizacionais


1.2 – Os Gestores e a Gestão

2 – A GESTÃO INTEGRADA DE RECURSOS HUMANOS


2.1 – As Três Dimensões Fundamentais de Área Social – o Indivíduo, o Trabalho e o Desenvolvimento


2.2 – As Cinco Funções Base do Subsistema Social. As Sub – Funções principais das 5 Funções Base


2.3 – Estudo de Funções


2.4 – Recrutamento e Selecção de Pessoal


2.5 – Avaliação do Desempenho
2.6 – Formação Profissional
2.7 – Enquadramento jurídico das relações laborais

3 – COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL


3.1 – Introdução


3.2 – De que falamos quando falamos de Comportamento Organizacional?


3.3 – Níveis de Análise e Intervenção em Comportamento Organizacional:
Individual; Grupal; Organizacional, Interorganizacional e Social.

4 – MOTIVAÇÃO


4.1 – Conceito de Motivação e elementos constituintes


4.2 – Teorias sobre a Natureza Humana


4.3 – Teorias sobre a Motivação:


4.3.1 – Teorias de Conteúdo: Gerais e Organizacionais


4.3.2 – Teorias de Processo: Gerais e Organizacionais


4.4 – A Motivação na Prática


4.5 – Algumas Tendências Recentes

5 – LIDERANÇA


5.1 – Conceito de Liderança. Liderança versus.Gestão


5.2 – Estilos de Liderança. A Grelha de Blake e Mouton


5.3 – As Diferentes Abordagens:
5.4 – O Modelo de Liderança Situacional de Hersey e Blanchard (HB)


5.5 – A Escolha do Estilo de Liderança nas Empresas


5.6 – O Futuro das Teorias de Liderança.


5.7 – Mitos sobre Liderança.

6 – COMUNICAÇÃO


6.1 – Conceito de Comunicação, o processo e elementos essenciais, efeitos das novas tecnologias na eficácia das comunicações.


6.2 – Efeito de Halo e Efeito de Rejeição.


6.3 – Os canais de comunicação formais e informais.


6.4 – Tipos de redes de comunicação, vantagens e inconvenientes.


6.5 – Barreiras à Comunicação. Desenvolvimento da Capacidade de Comunicação.

7 – CULTURA ORGANIZACIONAL


7.1 – Conceito de Cultura da Organização


7.2 – Cultura da organização e macrocultura. Origens da cultura das organizações


7.3 – A teia cultural de uma organização. Tipos de culturas

8 – NEGOCIAÇÃO

8.1 – Conceito de Negociação e termos básicos. A importância actual da Negociação.


8.2 – Preparação e Planeamento de uma Negociação. Linguagem negocial.


8.3 – As quatro fases da Negociação.


8.4 – Técnicas e tácticas para negociar. Armas do negociador.


8.5 – Negociação Distributiva e Negociação Integrativa.


8.6 – Negociação multilateral em equipa.

9 – GESTÃO DE CONFLITOS


9.1 – Conceito de Conflito. Relações interpessoais e Gestão de Conflitos.


9.2 – Níveis, tipos e categorias de Conflitos.


9.3 – Prepare-se para gerir Conflitos. Negociar o Conflito.


9.4 – Três Estratégias e Dez Tácticas negociais.


9.5 – “A difícil arte de gerir conflitos” – análise e discussão do artigo de E A Berg.

10 – STRESS OCUPACIONAL


10.1 – Conceito de Stress Ocupacional. O Stress e o Strain


10.2 – O Stress como: Resposta; Estímulo; Interacção; Transacção


10.3 – Modelos Teóricos de Stress Ocupacional


10.4 – Antecedentes e Causas de Stress Ocupacional.


10.5 – Respostas ao Stress


10.6 – Consequências Negativas do Stress: Individuais e Organizacionais


10.7 – Programas de Gestão do Stress Organizacional

11 – DISFUNÇÕES ORGANIZACIONAIS


11.1 – Introdução.        

11.2 – Absentismo                        

11.3 – Presentismo


11.4 – Rotatividade                    

11.5 – Workaholism                      

11.6 – Falta de Pontualidade


11.7 – Modelo EVLN                  

11.8 – Acidentes de trabalho          

11.9 – Alcoolismo


11.10 – Fadiga                         

11.11 – Roubo e Fraude                 

11.12 – Assédio no Trabalho


11.13 – Suicídios

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

BILHIM, João A. F. – Gestão Estratégica de Recursos Humanos – 3ª Ed. Lisboa, UTL ISCSP: 2007 ISBN: 972-8726-71-6
CÂMARA, Pedro; [et al.] – Humanator: Recursos Humanos e Sucesso Empresarial. Lisboa: Dom Quixote, 2000. ISBN: 972-20-1406-4
CUNHA, Miguel Pina; [et al.] – Manual de Comportamento Organizacional e Gestão – 3ª Ed. Editora RH, Lda. 2004 ISBN:972-98823-8-X
CUNHA, Miguel Pina; [et al.] – Manual de Gestão de Pessoas e do Capital Humano – 2ª Ed. Edições Sìlabo, Lda. 2010 ISBN:978-972-618-568-0; Cota na Biblioteca do ISEC: 2A – 1 – 218