Gestão de Recursos Humanos

Os conhecimentos de base recomendados dizem respeito à sensbilização relativa à problematização da importância das pessoas no contexto do turismo

As metodologias de ensino a utilizar serão: exposições teóricas sobre os temas propostos; exercícios práticos de aplicação das matérias leccionadas; discussão e resolução de casos práticos e trabalhos de grupo. A avaliação respeitará o estabelecido no regulamento interno da Escola Superior de Educação, pelo que os alunos poderão escolher uma das seguintes modalidades: avaliação de frequência ou exame final. Avaliação de frequência: (a) Prova sumativa de avaliação de conhecimentos de carácter individual (60%) ; Valor mínimo na Frequência: 7 valores (B) Participação em trabalhos de grupo e realização de tarefas propostas durante as aulas (40%) B.1. Trabalhos realizados em grupo em aula e outros envolvimento em tarefas proposta (20%); B.2. Trabalho de grupo (pesquisa e apresentação em aula (20%)

1- Conhecer os principais conceitos da gestão de recursos humanos
2 – Compreender a importância estratégica do fator humano na construção da qualidade e da competitividade das organizações do setor do turismo
3 – Conhecer e compreender os principais processos e dinâmicas de relacionamento entre as pessoas e as organizações.
4 – Conhecer e saber utilizar os principais métodos e técnicas da Gestão dos Recursos Humanos

1-Gestão de Recursos Humanos
1.1 – Perspetiva histórica da evolução do conceito e das práticas
1.2 – A estratégia da organização e a gestão estratégica de recursos humanos no setor do turismo
2- Análise do trabalho
3 – Recrutamento e seleção
4 – Acolhimento e socialização organizacional
4.1 – Cultura organizacional
4.2 – Estratégias de socialização
5 – Ligação entre pessoa-organização (comprometimento, contrato psicologico, justiça organizacional)
6 – Avaliação e gestão do desempenho
7 – Gestão da retribuição e dos benefícios
8 – Formação e Necessidades de Formação

Maria de Fátima Pereira da Silva

Avaliação Por Exame
  • - Componente de Avaliação: Exame - 100.0%
Avaliação continua
  • - - Prova sumativa de avaliação de conhecimentos de carácter individual - 60.0%
  • - Participação em trabalhos de grupo e realização de tarefas propostas durante as aulas - 40.0%

Manual de gestão de pessoas e do capital humano. Lisboa: Edições Sílabo. Cunha, M.P., Rego, A., Cunha, R., & Cabral-Cardoso, C. (2014). Manual de comportamento organizacional e gestão (7 ed.). Lisboa: Editora RH. Ferreira

Bancaleiro, J. (2008). Gestão de Activos Humanos no Sec.21. Lisboa: RH editora

Cunha, Miguel Pina; Rego, Arménio;Gomes, Jorge F. S.; Cabral-Cardoso,Carlos; Marques,Carlos Alves; Cunha, Rita Campos (2010). Manual de Gestão de Pessoas e do Capital Humano. Lisboa: Edições Sílabo.

A. I., Martinez, L. F., Nunes, F. G., & Duarte, H. (2015). Gestão de recursos humanos para gestores. Lisboa: Editora RH