Gestão de Recursos Humanos

não aplicável

A lecionação da unidade curricular tem um caráter eminentemente teórico-prático. A par da metodologia expositiva, incidirá em metodologias ativas de análise de textos, demonstração/ análise de casos reais e simulação com recurso aos respetivos instrumentos práticos.

Objetivos: Aquisição de conhecimentos e práticas organizacionais que proporcionem uma cabal compreensão da relevância organizacional da gestão de recursos humanos. Pretende-se que os alunos conheçam abordagens, metodologias e instrumentos de gestão de recursos humanos que, em contexto organizacional, lhes permitam uma cabal participação, contribuindo para a criação de valor e para a realização individual dos colaboradores.

Competências a desenvolver:

– Compreender a relevância do fator humano nas organizações.

– Conhecer as atividades de gestão de recursos humanos e a respetiva necessidade de alinhamento estratégico organizacional.

–  Conhecer práticas de employer branding, adequadas aos diferentes contextos organizacionais.

–  Interpretar processos de descrição e análise de funções.

– Participar na estruturação de processos de atração, seleção e integração de novos colaboradores.

–  Reconhecer a centralidade da avaliação de desempenho, enquanto parte do processo de gestão do desempenho, interpretando instrumentos e metodologias, de forma a poder intervir em diferentes fases/momentos.

– Compreender os efeitos da internacionalização sobre as estratégias e práticas de GRH.

– Interpretar práticas eficazes de preparação e acompanhamento de processos de expatriação.

– Compreender a atual relevância da formação, desenvolvimento de competências e do planeamento de carreiras.

1. Relevância, evolução e enquadramento organizacional da GRH

1.1. O paradigma atual da gestão: As pessoas como o principal fator competitivo.

1.2. A evolução da função GRH, ancorada nas teorias organizacionais.

1.3. Subsistemas da gestão de recursos humanos: As principais funções, atividades e objetivos.

1.4.  a Gestão estratégica de RH: Abordagens hard e soft e o alinhamento com a estratégia organizacional.

1.5. A centralidade da descrição e análise de funções: Processo e métodos.

2.  Atração, Seleção e Integração

2.1. Atração – Recrutamento

2.1.1. Tipos e fontes de recrutamento tradicionais Vs o e.recruitment, e o social recruitment .

2.1.2. Employer branding: A atratividade do empregador e a atração e retenção de talentos.

2.1.3. Definição do perfil profissional – Ficha de critérios de seleção e elaboração da publicação.

2.2. Seleção, Acolhimento e Integração

2.2.1. A entrevista tradicional Vs a entrevista comportamental (CBBI) e a entrevista situacional.

2.2.2. A tomada da decisão de seleção e as entrevistas finais.

2.2.3. O processo de acolhimento e integração de novos colaboradores – métodos e práticas.

2.2.4. Práticas de validação do processo de seleção e de integração.

3.  Avaliação e Gestão do Desempenho

3.1. A evolução do conceito e dos objetivos da avaliação: Da avaliação à gestão do desempenho.

3.2. Os métodos de avaliação tradicionais Vs as tendências atuais de avaliação.

3.3. Formulação de indicadores e de metas: a importância dos objetivos “SMART”.

3.4. Fases de implementação do processo e o ciclo da avaliação.

3.5. Condução de entrevistas de avaliação e plano de desenvolvimento pessoal.

4. Gestão Internacional de Recursos Humanos

4.1. Estratégias e as práticas organizacionais em contexto internacional.

4.2. A dimensão nacional nas culturas organizacionais.

4.3. Influência do contexto cultural sobre as práticas fundamentais de gestão RH.

4.4. Expatriação: Processo, objetivos organizacionais e ajustamento sociocultural dos expatriados.

4.5. Vantagens e desvantagens organizacionais da seleção de expatriados Vs. autóctones.

5. Formação, Desenvolvimento de Competências e Carreiras

5.1. Objetivos e tipologias de formação e desenvolvimento nas organizações.

5.2. Do diagnóstico das necessidades de formação à validação e avaliação dos impactos.

5.3. Estádios do desenvolvimento de carreira: Os planos de gestão de carreiras.

Bibliografia fundamental:

– Pina e Cunha, M., Rego, A., Campos e Cunha, R., Cabral-Cardoso, C., Marques, C.A. & Gomes, J.S. (2015). Manual de gestão de pessoas e do capital humano (3ª Ed.) Lisboa: Edições Sílabo.

– Rego, A. & Pina e Cunha, M. (2009). Manual de gestão transcultural de recursos humanos. Lisboa: RH Editora.

– Textos de Apoio – Gestão de recursos humanos. disponibilizados no Nonio – inforestudante da UC

Bibliografia complementar:

– Camara, P.B. (2015). Manual de gestão e avaliação de desempenho (2ºEd.). Lisboa: Editora RH.

– Armstrong, M. & Taylor, S. (2014). Armstrong´s handbook of human resource management practice (13th Ed.). London, UK: Kogan Page.

– Caetano A. & Vala. J. (2007). Gestão de recursos humanos: Contextos, processos e técnicas (3ª Ed.). Lisboa: RH Editora.

– Cardim, J.C. (2012). Gestão da formação nas organizações. A formação na prática e na estratégia das organizações (2ª Ed.). Lisboa: Lidel Edições Técnicas.

– O´Meara, B. & Petzall, S. (2013). The Handbook of strategic recruitment and selection: A systems approach. Bingley: UK. Emerald Group Publishing.

– Sousa, M.J., Duarte, T., Sanches, P.G. & Gomes, J. (2006). Gestão de recursos humanos: métodos e práticas. Lisboa: Lidel Edições Técnicas.