Gestão de Recursos Humanos

A metodologia de ensino/aprendizagem visa a facilitação de integração dos conteúdos pelos alunos. Os conteúdos programáticos serão desenvolvidos através de métodos de ensino expositivos e ativos, através de: a) sessões teóricas (da responsabilidade da docente); b) sessões teórico-práticas onde a participação ativa do aluno se torna importante para que a aprendizagem seja significativa, potenciando o espírito crítico e capacidade de adotar práticas eficazes de gestão de recursos humanos . A avaliação será feita optando por uma das seguintes possibilidades:
1- Avaliação contínua/periódica:
a) A participação na concretização de trabalhos em grupo, propostos pela docente no decorrer das aulas: 10%
b) Um trabalho de grupo final a apresentar em aula (respeitando os grupos previamente constituídos): 30%
c) Um teste escrito de avaliação sobre os conteúdos programáticos abordados: 60% (nota mínima obrigatória de 7 valores)
2- EXAME: consistirá num teste escrito individual: 100%

1 – Conhecer os principais conceitos da gestão de recursos humanos
2 – Compreender a importância estratégica do fator humano na construção da qualidade e da competitividade das organizações do setor do turismo
3 – Conhecer e compreender os principais processos e dinâmicas de relacionamento entre as pessoas e as organizações.
4 – Conhecer e saber utilizar os principais métodos e técnicas da gestão dos recursos humano

1-Gestão de Recursos Humanos
1.1 – Perspetiva histórica da evolução do conceito e das práticas
1.2 – A estratégia da organização e a gestão estratégica de recursos humanos no setor do turismo
2- Análise da função
3- Recrutamento e seleção
4- Acolhimento e socialização profissional
5- Formação e necessidades de formação
6- Avaliação de desempenho
7- Gestão de carreira

Avaliação contínua
  • - Frequência - 60.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 30.0%
  • - Assiduidade e Participação - 10.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Bancaleiro, J. (2008). Gestão de Activos Humanos no Sec. XX. Lisboa: RH editora
Bancaleiro, J..Ramos, P. (2019). Conta-me Estórias- Storytelling na Gestão de Pessoas. Lisboa: RH Editora.
Caetano, A. Vala, J. (2002). Gestão de Recursos Humanos-Contextos, Processos e Técnicas. Lisboa: Rumo Editora Ceitil, M. (2006). Gestão de Recursos Humanos para o Séc. XXI. Lisboa: Edições Sílabo.
Ferreira, A. I., Martinez, L. F., Nunes, F. G., & Duarte, H. (2015). Gestão de recursos humanos para gestores. Lisboa: Editora RH.
Gomes, D. (coord.) (2011). Psicologia das Organizações do Trabalho e dos Recursos Humanos. Coimbra: Impressa da Universidade de Coimbra
Landy, F. J. Conte, J.M. (2019). Work in the 21st Century. 6º th Edition. United States of America: Wiley .
Pimentel, H. (2016). O papel da Gestão de Pessoas no Turismo. Revista Lusófona de Economia e Gestão das Orga
Ramos, P. (2019). Pessoas & Negócios-Mobilizar para a obtenção de resultados- Coimbra: Actual