Gestão de Resíduos na Indústria Alimentar

Conhecimentos sobre os processos produtivos de vários setores da indústria alimentar.

São combinados diversos métodos e técnicas:

– Exposição oral dos conteúdos necessários à aquisição das competências, em aulas teórico-práticas e seminários/palestras, que suscitam a participação dos estudantes;

– Realização de exercícios práticos de aplicação de conceitos;

– Realização de visitas de estudo;

– Desenvolvimento de trabalhos de projeto aplicados em contexto real e integrados em projetos de investigação;

– Apresentação oral e discussão de trabalhos;

– Atividades de orientação tutorial.

1. Conhecer os principais impactes ambientais da indústria alimentar
2. Conhecer a principal legislação ambiental em matéria de água, energia e gestão de resíduos
3. Conhecer os principais sistemas de tratamento de águas e de resíduos
4. Identificar melhores técnicas disponíveis e medidas de racionalização de consumo de água, de energia e de aproveitamento de resíduos
5. Desenvolver soft skills necessárias à atividade profissional

1. Impactes ambientais da indústria alimentar

2. Requisitos legais nacionais e europeus

3. Gestão de resíduos e efluentes na indústria alimentar

4. Utilização da água na indústria alimentar

5. Processos de tratamento e aproveitamento dos resíduos e efluentes

6. Indicadores de desempenho ambiental

7. Melhores técnicas disponíveis (BAT) na indústria alimentar

8. Estudos de caso

European Comission (2006) Integrated Pollution Prevention and Control: Reference Document on Best Available Techniques in the Food, Drink and Milk Industries.

European Comission (2006) Integrated Pollution Prevention and Control: Reference Document on Best Available Techniques in the Slaughterhouses and Animal By-products Industries.

Nilsson, L., Persson, P.O., Ryden, L., Darozhka, S., Zaliasuskiene, A. (2007) Cleaner Production: Technologies and Tools for Resource Efficiente Production. Uppsala: The Baltic University Press.

Environmental Protection Agency (Ireland) (2008) BAT Guidance Note on Best Available Techniques for the Brewing, Malting & Distilling Sector.

Environmental Protection Agency (Ireland) (2008) BAT Guidance Note on Best Available Techniques for the Manufacturing of Fish Meal & Fish Oil.

Environmental Protection Agency (Ireland) (2008) BAT Guidance Note on Best Available Techniques for the Slaughtering Sector.

Environmental Protection Agency (Ireland) (2008) BAT Guidance Note on Best Available Techniques for the Dairy Processing Sector.

Environmental Protection Agency (Ireland) (2008) BAT Guidance Note on Best Available Techniques for the Production of Food Products from Vegetable and Animal Raw Materials.

Centro Internacional de Referência em Reúso de Água & Fundação Centro Tecnológico de Hidráulica (2004). Conservação e Reúso de Água: Manual de orientações para o setor industrial. Vol 1. São Paulo: Federação e Centro da Indústrias do Estado de São Paulo.

Ministério do Ambiente do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional & Ministério da Agricultura do Desenvolvimento Rural e das Pescas (2007) Estratégia Nacional para os Efluentes Agro-Pecuários e Agro-Industriais. Ministério do Ambiente do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional.

Liu, S.X. (2007) Food and Agricultural Wastewater: Utilization and Treatment. Ames: Blackwell Publishing.

Arvanitoyannis, I.S. (2008) Waste Management for the Food Industries. Amsterdam: Academic Press.

Wang, L.K., Hung, Y.T., Lo, H.H., Yapijakis, C. (Eds) (2006) Waste Treatment in the Food Processing Industry. Boca Raton: CRC Press.

Oreopoulou, V., Russ, W. (Eds) (2007) Utilization of By-Products and Treatment of Waste in the Food Industry. New York: Springer.

Outro material fornecido pelas docentes