Gestão do Conhecimento Organizacional

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino a utilizar serão: exposições teóricas sobre os temas propostos; exercícios práticos de aplicação das matérias lecionadas; discussão e resolução de casos práticos.

A avaliação  será periódica  com vários elementos de avaliação com diferentes poderações: Um teste individual  (50%), um trabalho em grupo (30%) participação presencial em atividades de grupo ou individuais realizadas durante as aulas (20%)

O exame será uma prova escrita (100%)

Resultados de Aprendizagem

1 – Conhecer e compreender  a gestão do conhecimento como elemento de incremento da vantagem competitiva das organizações.

2 – Conhecer e compreender a importância das pessoas no contexto da gestão do conhecimento organizacional    

3 – Conhecer  e compreender  as diferentes técnicas de gestão e partilha de informação nas organizações 

4- Conhecer e saber implementar diferentes metodologias de gestão de conhecimento

Programa

1- Gestão de Conhecimento – o contexto

1.1 -Sociedade do conhecimento; conhecimento como diferencial competitivo; evolução histórica e concetual da gestão do conhecimento

2- Gestão de Conhecimento – o processo:

2.1- A organização e a transferência de conhecimento (criação/aquisição, armazenamento e partilha de conhecimento)

2.2 – A gestão de topo e a cultura organizacional no contexto da gestão do conhecimento

3- Metodologias de Gestão de Conhecimento:

3.1 – Aprendizagem organizacional; comunidade de práticas; capital intelectual; gestão do capital cliente; inteligência competitiva; formação e gestão de competências

Métodos de Avaliação

Avaliação Periódica
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 30.0%
  • - Assiduidade e Participação - 20.0%
  • - Frequência - 50.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Cardoso, L. (2007). Gestão do conhecimento e competitividade organizacional: um modelo estrutural. Comportamento Organizacional e Gestão, 13(2), 191-211.

Cascão, F. (2014). Gestão de competências do conhecimento e do talento: O estado da arte da teoria e as melhores práticas na gestão das pessoas. Lisboa: Edições Sílabo.

Milton, N., & Lambe, P. (2016). The knowledge manager’s handbook. London: Kogan Page.

Neves, P. C., & Cerdeira, J. P. (2018). Memória organizacional, gestão do conhecimento e comportamentos de cidadania organizacional. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, 8 (1), 3-19.

Pinto, A. S., Amaral, L., & Peres, P. (2018). Gestão do conhecimento organizacional – Um modelo para a gestão do conhecimento organizacional no contexto de serviços partilhados com recurso à utilização do e-Learning. Porto: Vida Económica – Editorial, SA.