Gestão do Conhecimento Organizacional

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino a utilizar serão: exposições teóricas sobre os temas propostos; exercícios práticos de aplicação das matérias leccionadas; discussão e resolução de casos práticos.

Resultados de Aprendizagem

1 – Conhecer e compreender a gestão do conhecimento como elemento de incremento da vantagem competitiva das organizações.
2 – Conhecer e compreender a importância das pessoas no contexto da gestão do conhecimento organizacional
3 – Conhecer e compreender as diferentes técnicas de gestão e partilha de informação nas organizações
4 – Conhecer e saber implementar diferentes metodologias de gestão de conhecimento

Programa

1- Gestão de Conhecimento – o contexto
1.1 -Sociedade do conhecimento; conhecimento como diferencial competitivo; evolução histórica e conceptual da gestão do conhecimento
2- Gestão de Conhecimento – o processo:
2.1- A organização e a transferência de conhecimento (criação/aquisição, armazenamento e partilha de conhecimento)
2.2 – A gestão de topo e a cultura organizacional no contexto da gestão do conhecimento
3- Metodologias de Gestão de Conhecimento:
3.1 – Aprendizagem organizacional; comunidade de práticas; capital intelectual; gestão do capital cliente; inteligência competitiva; formação e gestão de competências

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação exame
  • - Exame escrito - 100.0%
Avaliação contínua
  • - Teste - 50.0%
  • - Teste - 50.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Morey,D.; Maybury, M. & Thuraisingham,B. (edits) (2002). Knowledge management: classic and contemporary
works.Cambridge : MIT Press, 2002.

Serrano, A. & Fialho, C. (2005). Gestão do conhecimento: O novo paradigma das organizações. Lisboa: Editora
de Informática.

Argote, L., McEvily, B. & Reagans, R. (2003). Managing knowledge in organizations: an integrative framework
and review of emerging themes. Management Science, 49(4), 571-582.

Matos, F. & Lopes, A (2008). Gestão do capital intelectual: A nova vantagem competitiva das organizações.
Comportamento Organizacional e Gestão, 14 (2) 233-245.

Cardoso, L., Gomes, A. D., & Rebelo, T. (2005). Para uma conceptualização e operacionalização da gestão do
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Nonaka,I &Takeuchi,H. (1995).The knowledge-creating company: how japanese companies create the dynamics of innovation. New York: Oxford University Press.

Magalhães, R. (2005). Fundamentos da gestão do conhecimento organizacional.Lisboa: Edições Sílabo.