Gestão do Stress, Comportamento e Saúde

N/A

A UC será desenvolvida segundo um modelo teórico-prático com exposição estruturada dos conteúdos e respetiva análise e discussão ou debate. Utilizar-se-á uma metodologia interrogativa e interativa prévia à apresentação dos principais conteúdos e conceitos, e demonstração/exemplificação dos mesmos através da sua aplicação prática em situações quotidianas e recorrendo, sempre que se justifique, a meios audiovisuais. Contemplará, também, momentos de trabalho em pequenos grupos, com apoio tutorial. Os alunos serão avaliados através de trabalho escrito (50%) e sua defesa oral individual (50%) sobre os conteúdos abordados na UC, que revele a extensão e profundidade dos conhecimentos teóricos adquiridos; a capacidade para refletir sobre esses mesmos conteúdos e de perspetivar/identificar soluções, alternativas e intervenções nos domínios da Educação para a Saúde. A avaliação pode, também, ser feita através da realização de um exame escrito, durante as épocas designadas para o efeito.

Conhecimentos:
1) Adquirir conhecimentos relativos à importância do stress e da sua relação com a saúde;
2) Promover a aprendizagem das principais estratégias para lidar com o stress;
3) Aplicar os principais conceitos inerentes à gestão do stress em Programas de Educação para a Saúde;
4) Conhecer as principais teorias de mudança comportamental e aplica-las em Programas de Educação para a Saúde.

Aptidões e Competências a desenvolver:
1) Capacidade de compreender a importância do comportamento humano na implementação de programas de Educação para a Saúde;
2) Capacidade de elaborar e aplicar um programa de educação / promoção da saúde, integrando os conceitos adquiridos.

1 – Evolução histórica e conceptual do conceito saúde/doença;
2 – Modelos e teorias de mudança comportamental;
3 – Comportamentos / estilos de vida de risco e de proteção da saúde;
4 – Stress e saúde;
5 – Gestão de stress e comportamentos de saúde.

Avaliação periódica
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 100.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Amaral, A. P. (2008). A importância da vulnerabilidade ao stresse no desencadear da doença física e mental perante circunstâncias de vida adversas. Dissertação de Doutoramento. Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.
Liu, S., Lithopoulos, A., Zhang, C. Q., Garcia-Barrera, M. A., & Rhodes, R. E. (2021). Personality and perceived stress during COVID-19 pandemic: Testing the mediating role of perceived threat and efficacy. Personality and individual differences, 168, 110351. https://doi.org/10.1016/j.paid.2020.110351
Paúl, C. & Fonseca, A. M. (2001). Psicossociologia da Saúde. Lisboa: Climepsi Editores.
Shiralkar, Malan T.; Harris, Toi B.; Eddins-Folensbee, Florence F.; Coverdale, John H. (2013). A Systematic Review of Stress-Management Programs for Medical Students. Academic Psychiatry, 37 (3): 158-164.
Seaward, B. L. (2006). Managing stress: Principles and strategies for health and well-being (5th ed.). London: Jones & Bartlett Learning International.
Valikhani, A., Kashani, V. O., Rahmanian, M., Sattarian, R., Rahmati Kankat, L., & Mills, P. J. (2020). Examining the mediating role of perceived stress in the relationship between mindfulness and quality of life and mental health: testing the mindfulness stress buffering model. Anxiety, Stress, & Coping, 33(3), 311-325. DOI: 10.1080/10615806.2020.1723006
World Health Organization (2014). Health and human behavior. McGraw-Hill Inc: USA. Disponível em: http://www.mheducation.com/
WHO (2013). Health education: theoretical concepts, effective strategies and core competencies. A foundation document to guide capacity development of health educators. World Health Organization. Regional Office for the Eastern Mediterranean. ISBN: 978-92-9021-828-9.
Zinsstag, J., Schelling, E., Waltner-Toews, D., Tanner, M., editors (2015). One Health, the Theory and Practice of Integrated Health Approaches. CABI. doi:10.1079/9781780643410.0000