Gestão e Comunicação de Marca

Os conteúdos programáticos serão desenvolvidos mediante a combinação de sessão expositivas com sessões práticas e a resolução de exercícios ou análise e discussão de casos.

Espera-se que os alunos no final da UC sejam capazes de perceber:

1. O papel das marcas, o conceito de brand equity, e as vantagens da criação de marcas fortes.
2. Os três principais modos de construir a brand equity – a escolha cuidada dos elementos da marca, a concepção de programas e actividades de marketing, e o aproveitamento de associações secundárias.
3. As diferentes abordagens na medição do valor da marca, e como desenvolver e implementar um sistema de mensuração da brand equity.
4. As estratégias alternativas de gestão da marca e como criar hierarquias e portfólios de marcas.
5. O papel das marcas corporativas, das famílias de marcas, das marcas individuais, das marcas modificadas e como combiná-los em sub-marcas.

1.   A gestão da marca, os principais conceitos e aplicações.
2.   Diferentes perspectivas da gestão da marca:
2.1.   Debranding
2.2.   Cocriação e colaboração
3.   O valor da marca (“brand equity”)
3.1.   A construção de uma marca com valor e as suas fontes de criação
3.1.1.    As diferentes etapas
3.1.2.    A perspectiva dos diferentes modelos
4.   A comunicação da marca, a comunicação de marketing e a importância dos programas de marketing na construção de uma marca com valor
4.1.   Os sinais identitários da marca
4.2.   A comunicação integrada de marketing
4.3.   As diferentes abordagens de marketing, a experiencia e o relacionamento.
5.   A estratégia e a arquitetura de marcas
6.   Extensão de produtos vs. extensão da marca