Gestão e Conservação de Ecossistemas Florestais

Nada a assinalar.

O processo de ensino e aprendizagem assenta em:

– aulas de apresentação e discussão dos conteúdos pelos docentes e pelos estudantes;

– exercícios e análise de casos práticos em sala e no campus da ESAC.

Conhecer os factos e fundamentos científicos que estimularam a criação de medidas legais de Conservação da Natureza.

Conhecer a organização jurídico-administrativa do conservacionismo em Portugal.

Conhecer os principais valores a conservar ao nível das espécies em Portugal.

Conhecer os principais valores a conservar ao nível ecossistémico em Portugal e no Mundo.

Conhecer os meios para a gestão da biodiversidade, com relevância para as áreas florestais.

Fundamentos científicos do conservacionismo. Consequências culturais e materiais da perda de biodiversidade. Medidas a implementar para a Conservação da Natureza.

Enquadramento jurídico-administrativo do conservacionismo ambiental. Legislação nacional e internacional. Organização das áreas classificadas em Portugal.

Biodiversidade específica. Ecologia, corologia e gestão das espécies ameaçadas da flora e da fauna portuguesa.

Biodiversidade ecossistémica. As grandes categorias de habitats naturais e semi-naturais ao nível mundial, europeu e nacional. Ecologia, corologia e gestão dos principais habitats Natura 2000 ocorrentes em Portugal.

Medidas de gestão para a conservação dos ecossistemas mais relevantes em Portugal, especialmente dos florestais. Importância potencial da cinegética para a gestão dos ecossistemas.

Avaliação por Exame
  • - Exame Teórico-Prático - 75.0%
  • - Trabalho Prático - 25.0%
Avaliação Contínua
  • - Trabalho Prático - 25.0%
  • - Teste Teórico-Prático - 75.0%

CABRAL, M.J. (coord.) – Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal (peixes dulciaquícolas e migradores, anfíbios, répteis, aves e mamíferos). Lisboa: ICN, Assírio & Alvim, 2006.

CAPELO, J. & C. AGUIAR (eds.) – A Vegetação de Portugal. Lisboa: CML, INCM, 2021.

CORTES, R.M.V. – Requalificação de cursos de água. Lisboa: Instituto da Água, 2004.

GROOMBRIDGE, B. & M. JENKINS – World Atlas of Biodiversity. United Nations Environmental Program, 2002.

EUROPEAN COMMISSION – Interpretation Manual of European Union Habitats – EUR28. Bruxelas, 2013.

INSTITUTO PARA A CONSERVAÇÃO DA NATUREZA – Plano Sectorial da Rede Natura 2000. ICNB. Lisboa, 2008.

LOMOLINO, M.V., RIDDLE, B.R. & BROWN, J.H. – Biogeography. Sunderland: Sinauer Associates, Inc., 2006.

MOREIRA, I. & FERREIRA, M.T. – Ecossistemas Aquáticos e Ribeirinhos – Ecologia, Gestão e Conservação. Lisboa, INAG, 2002.

REY, M., ESPIGARES, T. NICOLAU, J.M. (eds.). – Restauración de Ecosistemas Mediterráneos. Alcalá de Henares: Servicio de Publicaciones de la  Universidad de Alcalá, 2003

SILVY, N.J. (ed.) – The Wildlife Techniques Manual. Bethesda: The Wildlife Society,2020

WILSON, E.O. – The Future of Life. Knopf, 2004.