Gestão e Organização de Empresas

Nada a assinalar, porque se trata de uma disciplina de introdução à gestão e é do primeiro ano.

A disciplina funcionará com aulas teórico-práticas, procurando conjugar a dimensão expositiva da matéria com a necessária exemplificação prática, onde o docente e os alunos apresentarão e discutirão a resolução de diversos casos exemplificativos da vida real.

O objetivo destes trabalhos é triplo:
i) desenvolver a capacidade de resolução de problemas reais das organizações;
ii) familiarização do corpo discente com a aplicação do “Método do Caso”;
iii) potenciar as relações com outras disciplinas.

Para acelerar a compreensão das matérias e tornar as exposições mais atraentes serão utilizados meios audiovisuais diversos.

Objectivos:
1.Pretende-se transmitir aos alunos os conceitos fundamentais de gestão que permitam adquirir uma visão
global do funcionamento das empresas e da importância da gestão para o sucesso.
2.Pretende-se também apresentar ao aluno algumas funções empresariais críticas qualquer empresa –
Inovação e Recursos Humanos.
3.Finalmente querem-se integrar os conhecimentos através do pensamento estratégico.
Competências a desenvolver pelos alunos:
1.Compreender o processo de gestão
2.Compreender a importância da inovação para o sucesso empresarial.
3.Compreender o papel central das pessoas nas organizações.
4.Compreender a necessidade de desenvolver a estratégia que define o caminho a seguir.

1. A Gestão e os gestores
2. Funções dos gestores:
2.1. Planear
2.2. Organizar
2.3. Motivar
2.4. Liderar
2.5. Controlar
3. Funções empresariais:
3.1. Inovação
3.2. Marketing
3.3. Recursos Humanos.
4. Integração: A Função Estratégia

• Maçães, Manuel (2018) “Manual de Gestão Moderna”, Actual, 2ª ed.
  • Teixeira, Sebastião (2013) “Gestão das Organizações”, Escolar Editora, 3ª ed.
  • Almeida, Filipe et al. (2015) “Introdução à Gestão das Organizações, Escolar Editora, 4ª ed.
  • Donnely, James, Gibson, James e Ivancevich, John (2000) “Administração – Princípios de Gestão Empresarial”, McGraw-Hill, 10ª Ed.
  • Ferreira, MF, Santos, JC, Reis N e Marques, T (2011) “Gestão Empresarial”, ED. Lidel, 3ª Edição
  • Kinicki, Angelo & Williams, Brian K.; (2020); Management; 9ª Edition, McGraw-Hill
  • Lussier, R. (2016), Management Fundamentals: Concepts, Applications, and Skill Development, SAGE Publications, Inc, 7ª Ed.
  • Robbins, Stephen & Coulter, Mary; (2017); Management; 14ª Edition; Pearson
  • Robbins, S. e Decenzo, D. (2004) “Fundamentos de Administração – conceitos essenciais e aplicações”, Pearson Edition, 4ª Ed