Gestão e Organização de Eventos Turísticos

As metodologias de ensino e aprendizagem adotadas combinam abordagens teóricas e práticas. Serão expostos no início de cada matéria teorias e conceitos necessários ao desenvolvimento da capacidade analítica do aluno. Esta abordagem será complementada com a leitura e análise de textos e artigos científicos, bem como de casos reais da atividade turística. Sobre as diferentes matérias serão elaborados trabalhos de grupo, incentivando a sua autoformação nos diversos domínios que compreendem a gestão de eventos.
Método de avaliação. A avaliação da UC terá como obrigatória a avaliação contínua, de acordo com os seguintes parâmetros:
a) organização e operacionalização de um evento (80%);
b) realização de exercícios no decorrer das aulas (20%).
Em caso de insucesso por avaliação contínua, o discente terá acesso a avaliação por exame final, a qual consiste na realização de uma única prova de avaliação de conhecimentos (100%), a realizar nas respetivas épocas de avaliação.

A unidade curricular privilegia a aquisição de conhecimentos teóricos sobre as diversas técnicas e práticas da gestão e produção de eventos. Pretende-se que o aluno adquira conhecimentos teórico-práticos, fortalecendo capacidades cognitivas e técnicas que servirão de suporte ao desenvolvimento de competências pessoais e profissionais, tais como:
a) Identificar e distinguir os diferentes tipos de eventos turísticos e empresariais; b) Conhecer elementos de criatividade e metodologia para a produção técnica de eventos; c)Desenvolver projetos de eventos e análise de estudos de caso, trabalhando em equipa; d) Desenvolver as técnicas de marketing associadas à comunicação e promoção de eventos; e) Conhecer processos de trabalho em produção e organização de eventos; f) Aplicar princípios e técnicas de protocolo empresarial; g) Desenvolver competências de gestão de eventos e de públicos; h) Planear e organizar um evento turístico com base nos conhecimentos e técnicas adquiridas.

1. Concetualização e enquadramento dos eventos turísticos.
1.1 Breve análise da evolução histórica dos eventos;
1.2 Definições, tipologias e classificação de eventos;
1.3 Importância e impactes dos eventos;
1.4 Princípios de sustentabilidade aplicáveis à gestão de eventos.
2. Planeamento de eventos turísticos.
2.1 A importância do planeamento de eventos;
2.2 Modelos de planeamento de eventos;
2.3 Principais etapas do processo de planeamento de eventos.
3. Processo de criação e planeamento.
3.1 Construção inicial – desenho e conceção:
3.2 Planeamento e organização das ações.
4. Implementação e monitorização.
4.1 Controlo operacional – logístico e orçamental;
4.2 Gestão de equipas;
4.3 Relações públicas e protocolo.
5. Avaliação / o pós-evento.
5.1 O encerramento;
5.2 A importância da avaliação;
5.3 As fases do processo de avaliação

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação contínua
  • - Assiduidade e Participação - 20.0%
  • - Organização e operacionalização de um evento - 80.0%

Allen, J. (2000). Event Planning. Ontario: John Willey and Sons.
Allen, J., Harris, R., Mcdonnell, I., O’Toole, W. (2003). Festival and Special Event Management. 2nd Edition. Sydney: John Wiley & Sons.
Boggia, A., Massei, G., Paolotti, L. (2018). A model for measuring the environmental sustainability of events. Journal of Environmental Management, vol 206, 836-845
Bowdin, G., Allen, J., O’Toole, W., Harris, R., & McDonnell, I. (2011). Events Management (2 nd ed.). Oxford: Elsevier.
Getz, D. (2008). “Event tourism: definition, evolution and research”. Tourism Management, 29, 403-428
Getz, D. (2007). Event studies: Theory, research and policy for planned events (1a edição). Elsevier. Reino Unido
Goldblat, J. (2010). Special Events – A New Generation and the Next Frontier. Sixth Edition. USA: Wiley Events.
Gomes, A., & Devile, E. (2017). A dimensão turística dos eventos: Estudo de caso Festival do Norte. Revista Turismo & Desenvolvimento, 1(27/28), 447-459.