Gestão Hoteleira

Conhecimentos de Base Recomendados

Não se aplica

Métodos de Ensino

A metodologia de ensino desta disciplina resulta da combinação do método ativo e do método da descoberta. Deste modo, recorrer-se-ão a aulas teóricas e teórico-práticas de maneira a incentivar um papel ativo e participativo por parte dos alunos e a estimular a interação em sala de aula, visando facilitar a aquisição de conhecimento e o desenvolvimento dinâmico de capacidades e competências.

Resultados de Aprendizagem

Promover um conhecimento aprofundado acerca do negócio hoteleiro, capacitando os alunos acerca da importância estratégica da hotelaria no âmbito do turismo e do interesse da sua diversidade funcional, estrutural e operacional;

Proporcionar o domínio de ferramentas teóricas e práticas sobre o planeamento, a gestão e a organização de empresas hoteleiras, para que os alunos sejam capazes de prever e conceber estratégias hoteleiras de longo prazo, ao mesmo tempo que poderão diagnosticar e resolver problemas através de soluções de gestão eficazes a curto prazo;

Fomentar a reflexão, discussão e investigação de métodos e técnicas de gestão hoteleira, habilitando os alunos a desenvolver capacidades críticas e de interpretação que lhes permitam tomar decisões ponderadas, bem como competências de controlo e racionalização de recursos.

Programa

1. A hotelaria em Portugal e no Mundo
1.1. Evolução histórica do negócio hoteleiro
1.2. Tipos de empresas hoteleiras em Portugal
1.3. Tendências mundiais de hotelaria
2. A organização e estruturação das empresas hoteleiras
2.1. Definição do negócio hoteleiro e suas especificidades
2.2. Organização estrutural e funcional em empresas hoteleiras
2.3. Gestão e controlo departamental em hotelaria
3. O processo de controlo e gestão das empresas hoteleiras
3.1. A importância da estratégia na gestão hoteleira
3.2. Análise de produtividade, rentabilidade e resultados em empresas hoteleiras
4. O sistema de produção e serviço em hotelaria
4.1. Gestão operacional de Acolhimento
4.2. Gestão operacional de Alojamento
4.3. Gestão operacional de F&B

Docente(s) responsável(eis)

Andreia Filipa Antunes Moura

Métodos de Avaliação

Avaliação Por Exame Final
  • - Exame - 100.0%
Avaliação Contínua
  • - 2 Testes escritos e individuais de avaliação de conhecimentos - 50.0%
  • - Exercícios no decorrer das aulas - 15.0%
  • - Trabalho prático/estudo de caso, que deverá ser apresentado/ defendido oralmente - 35.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Campos, P. (2010). Manual de Técnicas de Operações Turísticas e Hoteleiras. Vol I. Turismo de Portugal IP;
Gonçalves, M. (2013). Aprovisionamento, Logística e Stocks. DRNorte. IEFP;
Huefner, R. (2011). Revenue Management: a Path to Increased Profits. New York, Business Expert Press. (e book);
Lisboa, J. V. & Gomes, C. F. (2008). Gestão de Operações. (Capítulo V). Porto: Vida Económica;
Marques, A. (2013). Manual de Hotelaria. Editora Civilização;
Martín Rojo, I. (2009). Dirección y Gestión de empresas del sector turístico. Ediciones Pirámide;
Ojugo, C. (2006). Control de Costes en Restaración. Thomson Editores;
Quintas, M. (2006). Organização e gestão hoteleira: Organização e gestão dos empreendimentos turísticos. Vol. II. Euro-Tom Lda;
Rodrigues, C. (2012).Gestão Hoteleira, LIDEL;
Vieira, A. L.; Costa, C.; Castro, L.M. (2004) Fidelização Lucrativa de Clientes: Uma Perspectiva Relacional da Gestão Hoteleira. Revista Portuguesa de Marketing, nº 16, pp. 45-53.