Gestão sustentável de águas e resíduos

Não são exigidos conhecimentos bases além dos estabelecidos no regime de candidatura ao ciclo de estudos.

A metodologia de ensino assenta na exposição dos principais conceitos teóricos em aulas teórico-práticas, sendo posteriormente consolidados com exemplos de aplicação. A realização de trabalhos de grupo nos quais é feita recolha de informação ou aplicação da legislação vigente e demais normas auxilia a apreensão de procedimentos menos explícitos na aplicação de modelos de gestão. O recurso a debates em contexto de aula será, sempre que possível, uma solução para expor e confrontar ideias ou metodologias diferentes.

É esperado que no final da unidade curricular o aluno seja capaz de:
– conhecer a legislação nacional e europeia na gestão de resíduos bem como plataformas de divulgação de informação;
– identificar as principais características das operações de gestão, transporte e recolha de resíduos;
– ser capaz de identificar as principais etapas de uma análise de ciclo de vida e implementar sistemas de gestão de qualidade ambiental em organizações;
– perceber os padrões comportamentais da sociedade no se se refere à gestão de água e resíduos e conhecer as abordagens e soluções para alcançar as metas;
– identificar oportunidades e implementar medidas de eficiência hídrica e energética em sistemas de abastecimento de água e em sistemas de drenagem de águas residuais;
– quantificar as afluências indevidas em sistemas de drenagem de águas residuais e implementar medidas para a sua mitigação;
– compreender o novo paradigma de gestão de água associada à implementação de sistemas de drenagem urbana sustentáveis.

Resíduos Noções genéricas: operações de gestão, transporte e recolha, propriedades.

Principais diretivas da EU e principais diplomas nacionais.

Lista europeia de resíduos (LER).

Estatísticas nacionais e europeias.

Tratamento de resíduos e modelos de gestão integrada (análise de ciclo de vida e pegada ecológica).

Os cidadãos e o ambiente: atitudes e comportamento, participação e condicionantes.

Eficiência energética e hídrica em sistemas de abastecimento de água e de drenagem de águas residuais.

Controlo de afluências indevidas em sistemas de drenagem de águas residuais.

Sistemas de drenagem urbana sustentáveis

APA (2021). Relatório anual – Resíduos Urbanos 2020. Agência Portuguesa do Ambiente. Amadora, Portugal.

CIRIA (2015). The SuDS Manual-C753. CIRIA, London. (www.ciria.org).

Decreto-Lei n.o 102-D/2020 e posteriores atualizações.

Diretiva 2018/851 do Parlamento Europeu e do Conselho de 30 de maio de 2018.

EPAL (2017). Controlo ativo de perdas de água. Lisboa, Portugal: EPAL Technical Editions

ERSAR & ADENE (2018). Guia Técnico 24 – Uso eficiente de energia nos serviços de água.

Landreth, RE and Rebers PA (eds) (1996). Municipal Solid Wastes – Problems and Solutions. Lewis Publishers, CRC Press, USA.

Lourenço, R. (2014). Sistemas Urbanos de Drenagem Sustentáveis. Dissertação de mestrado em Engenharia Civil – Especialização em Construção Urbana.

Low impact development: A design manual for urban areas. University of Arkansas Community Design Center

Mortinho, A.F.M. (2011). Avaliação de caudais de infiltração em sistemas de drenagem de águas residuais. Dissertação de mestrado em Engenharia Civil – Especialização em Construção Urbana.

Pereira, S.M.D. (2008). Análise comparativa das medidas de mitigação das inundações por meio de soluções de controlo na origem. Dissertação de mestrado em Engenharia Civil na Especialidade de Hidráulica.

Sá Marques, J. A. A, Sousa, J. J. O (2018). Hidráulica urbana: Sistemas de abastecimento de água e de drenagem de águas residuais (4.a ed.). Coimbra, Portugal: Imprensa da Universidade de Coimbra.

Valle, PO, Reis, E, Meneses, J, Rebelo, E. (2005). Behavioral determinants of household recycling participation: the Portuguese case. Environment and Behavior 36: 505-396.