Ginástica

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Metodologias de ensino promotoras de autonomia no estudo e integração dos saberes teóricos e práticos. As matérias e fontes bibliográficas são apresentadas em aulas teóricas e práticas. Os alunos treinam os padrões motores gímnicos e elaboram trabalhos escritos sobre as matérias.

A avaliação será continua/periódica (AC/P)ou exame (AE)

Participação presencial – 10%

Trabalho laboratorial ou de campo – 60%

Teste – 30%

Exame: 100%

Para acesso à avaliação final por exame, os estudantes têm de obter um mínimo de 35% pontos na prática laboratorial ou de campo.

Resultados de Aprendizagem

1. Promover a aquisição de conhecimentos sobre as especifidades da modalidade de ginástica relativas à sua origem e desenvolvimento histórico, enquadramento institucional atual, regulamentos e ajuizamento, filosofia educacional da FGP, aparelhos na ginástica e espaços gímnicos

2. Promover a aquisição de conhecimentos e competências na execução dos padrões motores gímnicos tendo em conta a ideia de corpo como meio de construção de movimento gímnico associado, a postura, o equilíbrio corporal e a amplitude dos movimentos

3. Promover a aquisição de saberes teóricos sobre a nomenclatura gímnica

4. Promover a aquisição de conhecimentos sobre a aptidão física geral e específica na ginástica

5. Promover a aquisição de conhecimentos e competências sobre o planeamento de curto, médio e longo prazo, incluindo planos de sessões de treino

6. Desenvolver competências didáticas sobre a orientação de treinos

7. Desenvolver competências de avaliação do ginasta

Programa

1. Caracterização da modalidade no contexto dos desportos.

2. Enquadramento histórico e institucional, regulamentos, espaços e aparelhos.

3. Padrões motores gímnicos, postura, equilíbrio e amplitude dos movimentos.

4. Preparação física do ginasta.

5. Pedagogia e didáctica na ginástica.

6. Planeamento e orientação de sessões de treino de ginástica.

7. Testes e avaliação dos ginastas.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação Periódica
  • - Trabalho laboratorial ou de campo - 60.0%
  • - Assiduidade e Participação - 10.0%
  • - Frequência - 30.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Araújo, C. (2013). Ginástica: manual de ajudas (3ª ed.). Porto: Porto editora.

Carrasco, R. (1982). Pedagogia dos aparelhos. São Paulo: Manole.

Carrasco, R. (1983). Ginástica com Aparelhos. São Paulo: Manole

Federation Française de Gymnastique (1990). Fiches Techniques et Pedagogiques de l´animateur et de l´initiateur. Paris: Federation Française de Gymnastique.

Soler, P. (1982). Ginástica de solo. São Paulo: Manole.