Higiene e Segurança em Laboratório

Não existem conhecimentos de base recomendados.

Exposição pelo docente de conteúdos relacionados com os aspectos teóricos desta unidade curricular, assim como aulas teórico-práticas interactivas que visam não só transmitir conhecimentos, mas também a compreensão, interpretação e aplicação dos mesmos em situações concretas.

Com esta unidade de formação pretende-se que o formando seja capaz de:
• Conhecer e aplicar os fundamentos da higiene e segurança no laboratório.
• Reconhecer os potenciais riscos de utilização de material e equipamento em laboratório.
• Armazenar e manipular em segurança produtos químicos e agentes biológicos.

1. Fundamentos da higiene e segurança. Acidentes de trabalho. Fatores que afetam a Higiene e Segurança. 2. Segurança do posto de trabalho. Significado e importância da prevenção. Proteção coletiva e proteção individual. Avaliação e prevenção de riscos no posto de trabalho. Procedimentos de emergência. 3. Regras básicas e cuidados no laboratório. 4. Uso de material de vidro e de equipamentos. Riscos físicos e mecânicos. Rotulagem e símbolos de perigo. 5. Armazenamento e manipulação de produtos químicos. Líquidos inflamáveis. Produtos tóxicos, corrosivos, com risco de explosão. Gases comprimidos. 6. Manipulação de agentes biológicos. Avaliação de riscos e prevenção. Medidas de higiene e de proteção individual. Medidas de confinamento. Transporte e armazenamento de agentes biológicos. 7. Eliminação de material e resíduos. Recolha de resíduos biológicos. Resíduos químicos sólidos e líquidos. Resíduos Radioativos. Classificação dos resíduos sólidos. Etiquetagem dos resíduos.

National Research Council of the National Academies (2011). Prudent Practices in the Laboratory: Handling and Management of Chemical Hazards, Updated Version. The National Academies Press. Washington, DC (Disponível no NONIO IPC)

National Research Council of the National Academies (1989). Biosafety in the Laboratory. The National Academies Press. Washington, DC (Disponível no NONIO IPC)

Núcleo de Segurança, Higiene e Saúde (2016) Manual de segurança para Laboratórios, Instituto Superior Técnico – Universidade de Lisboa, Lisboa (Disponível no NONIO IPC)

Miguel, A., (2014), Manual de higiene e segurança do trabalho, 13.ª ed. Porto Editora, Porto. (Disponível na Biblioteca do ISEC: 2A-11-33 (ISEC) – 06650)