História Contemporânea de Portugal

Composta de aulas teórico-práticas compagina-se o recurso à exposição com um maior apelo à interação professor-alunos/alunas e alunos/alunas-alunos/alunas, explorando-se – em grande ou pequeno grupo – fontes ou textos historiográficos e, simultaneamente, realizando a orientação de trabalhos.
A avaliação contínua/periódica tem em conta quer o desempenho individual dos/as alunos/as, nomeadamente, a sua assiduidade, motivação, participação e reflexão crítica (20%), quer a elaboração de documentos (40%) a serem apresentados e discutidos na aula (40%). Neles são valorizados aspetos como estrutura e organização da informação, adequação aos/às destinatários/as e objetivos do trabalho, linguagem utilizada, qualidade e correção da informação científica. A avaliação por exame (100%) será feita através de prova escrita e oral (se a classificação for 8 ou 9 valores).

Desenvolver hábitos de questionamento e problematização face ao saber adquirido ou a novas situações.
Manifestar compreensão pela pluralidade de pontos de vista, mantendo a consistência das suas próprias opiniões.
Participar em trabalhos de equipa ou de grupo, assumindo iniciativas e estimulando a intervenção dos colegas.
Realizar operações e utilizar instrumentos específicos da metodologia da História.
Desenvolver hábitos de organização do trabalho intelectual e científico.
Desenvolver capacidades de comunicação.
Reconhecer a especificidade da História no conjunto das Ciências Sociais.
Compreender a evolução da formação social portuguesa nos séculos XIX e XX como um processo de descontinuidades e persistências.
Refletir criticamente sobre o rumo da História de Portugal integrando a reflexão num sentido prospetivo e atuante.

1. Considerações gerais acerca da História Contemporânea de Portugal. História e História Contemporânea de Portugal. Clarificação de conceitos introdutórios no domínio económico, político e social.
2. Construção, consolidação e crise do Portugal liberal (1807-1926).
2. 1 Da crise do absolutismo ao triunfo definitivo do liberalismo (1807-1890).
2. 2 A crise da monarquia e a experiência republicana (1890-1926).
3. O Estado Novo: da génese e desenvolvimento de um estado autoritário ao fracasso da transição para a democracia. Da Ditadura Militar ao Estado Novo – a luta pela hegemonia. A ascensão de António de Oliveira Salazar. A consolidação e as crises do Estado Novo. A primavera marcelista.
4. Da revolução de 25 de Abril à construção de uma democracia europeia: da crise revolucionária ou «processo revolucionário em curso» (1974-1975) à normalização. Da consolidação democrática ao Portugal de hoje.

Avaliação Contínua
  • - Apresentação / Discussão Documentos - 40.0%
  • - Assiduidade e Participação - 20.0%
  • - Elaboração de materiais escritos - 40.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Mattoso, J. (Dir.). (2011). História da Vida Privada em Portugal. Temas e Debates/Círculo de Leitores.
Pinto, A. C.; Monteiro, N. G. (Dir.) (2013-2015). História Contemporânea de Portugal. 5 Volumes. Fundação MAPFRE/Penguin Random House Grupo Editorial Unipessoal, Lda.
Ramos, R., Sousa, B. V., & Monteiro, N. G. (2010). História de Portugal (3ª ed.). Lisboa: Esfera dos Livros.
Rollo, M. F. (2013-2014). Dicionário de História da I República e do Republicanismo. 3 Volumes. Assembleia da República
Rosas, F. (2015). Salazar e o poder. A arte de saber durar. Tinta-da-China.
Rosas, F., Rollo, M. F. (Dir.). (2009). História da Primeira República. Lisboa: Tinta-da-China.
Serrão, J. et al. (Dir.). (1979-2016). Dicionário de História de Portugal. 12 volumes. Figueirinhas.
Torgal, L. R. (2009). Estados Novos, Estado Novo. 2 Volumes. Imprensa da Universidade.