História da Arte e do Design

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

As opções metodológicas conducentes ao cumprimento do programa da unidade curricular centrar-se-ão na seguinte estratégia pedagógica:
– Exposição oral centrada nos conteúdos previstos;
– Estudo e reflexão sobre teorias, obras e autores de referência.
A avaliação na unidade curricular decorrerá, por opção do aluno, das seguintes modalidades:
– Avaliação contínua;
– Exame.
A avaliação naquelas modalidades obedecerá a critérios que serão explicitados nos enunciados e/ou outros elementos apresentados, de acordo com as seguintes componentes e pesos:
AVALIAÇÃO CONTÍNUA
– Participação presencial – peso de 20% na avaliação global;
– Trabalho (de grupo) – peso de 30% na avaliação global;
– Teste – peso de 50% na avaliação global.
EXAME
– Domínio dos conteúdos programáticos – peso de 70% na avaliação global do exame;
– Capacidade de comunicação de ideias – peso de 30% na avaliação global do exame.

Resultados de Aprendizagem

3.1 Enriquecer a cultura do aluno com exemplos diversificados e precisos de obras que se constituem como marcos históricos, adquirindo conhecimento sobre os diferentes períodos e movimentos da história da arte e do design, e compreender a razão do seu processo evolutivo;
3.2 Favorecer um encontro sensível com obras consideradas paradigmáticas da história da arte e do design, num quadro diacrónico em relação com a Europa e com as práticas artísticas;
3.3 Desenvolver competências críticas e reflexivas centradas em obras de arte e de design contemporâneas;
3.4 Reconhecer distintamente as especificidades de uma obra ou expressão artística, fornecendo as ligações mais relevantes que as relacionam com outras expressões ou domínios artísticos;
3.5 Compreender os fenómenos artísticos de hoje, à luz da evolução das artes, do design, e da sociedade, nos dois últimos séculos;

Programa

4.1 HISTÓRIA DA ARTE
4.1.1 A arte do Mundo Antigo
4.1.2 O estilo Gótico internacional
4.1.3 O Renascimento italiano e norte-europeu
4.1.4 Romantismo e Realismo
4.1.5 A era do Impressionismo
4.1.6 Do Fauvismo ao non-sense dadaísta
4.1.7 Arte Conceptual
4.1.8 Happening e Performance
4.1.9 A relação Arte, Ciência e Tecnologia
4.1.10 A Interação no espaço virtual
4.1.11 Post Human, Pós-estruturalismo, Pós-modernismo, e Altermodernismo

4.2 HISTÓRIA DO DESIGN
4.2.1 Arte, artesanato e mecanização
4.2.1.1 Os movimentos estéticos e a reforma do design
4.2.1.2 O papel e a influência de Morris e Ruskin
4.2.1.3 Mecanização e indústria
4.2.2 Indústria após a 1.ª Guerra Mundial
4.2.2.1 A Escola de Ulm e a Bauhaus
4.2.2.2 Arte, design e indústria
4.2.3 Modernismo
4.2.3.1 Modernismo Internacional
4.2.3.2 Cultura de massas e consumo
4.2.4 Progresso e democratização
4.2.4.1 Novos materiais e produtos
4.2.4.2 Política e pós-modernismo
4.2.4.3 Design, cultura e globalização

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Frequência - 50.0%
  • - Assiduidade e Participação - 20.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 30.0%
Exame
  • - Capacidade de Comunicação - 30.0%
  • - Conteúdos programáticos - 70.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Argan, G. (1992). Arte Moderna. Companhia das Letras.
Bernard, M. (1998). Art, design and visual culture. McMilan Press Ltd.
Bourriaud, N. (2001). Esthétique relationnelle.Presses du Réel.
Goldberg, R. (2012). A Arte da performance – do Futurismo ao Presente. Lisboa: Orfeu Negro. Harris, P.; Ambrose, G. (2011). Design Thinking. Bookman
Janson, H. (1998). História da Arte,F.C. Gulbenkian FC.
Larsen, L. (et al.) (1999). A arte na viragem do milénio.Taschen.
Lieser, W. (2010). Arte Digital.h.f.ullman.
Manzini, E. (2015). Design, When Everybody Designs – An Introduction To Design For Social Innovation.MA: MIT PRESS LTD.
Norman, D. (2005) Emotional Design.Basic Books.
Pradel, J-L. (2002). A arte contemporânea. Edições 70.