História da Arte e dos Movimentos Artísticos

Conhecimentos de Base Recomendados

Não se aplica

Métodos de Ensino

A leccionação do programa irá implicar aulas TP(12,5h) e PL(12,5h), solicitando-se, nesse sentido, a participação ativa do aluno na sala de aula durante a apresentação dos conteúdos por parte do docente. Irão, igualmente, promover-se trabalhos de grupo, a organização de visitas de estudo seguidas da elaboração de relatórios e a organização de trabalhos, conforme a avaliação definida. A avaliação respeita o estabelecido no regulamento Interno da Escola Superior de Educação pelo que os alunos podem escolher uma das seguintes modalidades de avaliação: avaliação de frequência ou avaliação por exame. A avaliação de frequência ou contínua será feita com base na organização, por parte do aluno, de trabalhos práticos dentro ou fora da sala de aula (10%); numa prova escrita (50%) e na organização de um trabalho e sua apresentação (40%). A avaliação por exame é baseada na realização de uma única prova escrita, a realizar no final do semestre.

Resultados de Aprendizagem

1- Identificar princípios subjacentes ao estudo dos movimentos artísticos em perspetiva histórica. 2- Conhecer a História da Arte, os principais ciclos e as linhas de continuidade e mudança na produção artística, das suas origens à Arte contemporânea. 3- Relacionar as artes plásticas com as ideologias políticas, a ciência, a literatura, o teatro, o cinema e a história. 4- Adquirir hábitos de pesquisa histórico-artística orientada para objetivos específicos. 5- Desenvolver competências ao nível da análise crítica do trabalho artístico.

Programa

1. Introdução ao estudo dos movimentos artísticos
1.1. Problemas, fontes e metodologia
1.2. Periodização e terminologia
2. A História da Arte e os Movimentos Artísticos
2.1. As técnicas artísticas
2.2. Caminhos da arquitetura e da arte ocidental, da Antiguidade ao Neoclassicismo: sua
contextualização histórica
2.3. Caracterização dos movimentos artísticos de ruptura na arte ocidental, do século
XIX às vanguardas do século XX
2.4. Um novo campo: a arte da performance
3. História da Arte e Investigação Artística
3.1. Investigar uma forma de arte
3.2. A História da Arte e a produção artística contemporânea
3.3. Arte e artistas nacionais e internacionais a descobrir

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Exame - 100.0%
Aval. Contínua
  • - trabalhos práticos - 10.0%
  • - teste - 50.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 40.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

ARGAN, G. C. (1995). Arte e Crítica de Arte. Lisboa: Estampa.
BARRAL I ALTET, X. (2011). História da Arte. Lisboa: Edições 70.
BERGER, J. (1996). Modos de ver. Lisboa: Edições 70.
CRISPOLTI, E. (2004). Como estudar a Arte Contemporânea. Lisboa: Estampa.
FERREIRA, G. e COTRIM, C., Orgs. (2012). Escritos de Artistas. Anos 60/70. Rio de
Janeiro: Zahar.
FERRARI, S. ( 2001). Guia de História da Arte Contemporânea. Lisboa: Presença.
GOLDBERG, R (2007). A Arte da Performance. Lisboa: Orfeu Negro.
GOMBRICH, E. H. (2005). A História da Arte. Lisboa: Público.
HAUSER, A. (2000). História Social da Arte. São Paulo: Martins Fontes.
MELO, A. (1998). Artes Plásticas em Portugal. Dos Anos 70 aos Nossos Dias. Lisboa: Difel.
MICHELI, M. de (1991). As Vanguardas Artísticas. São Paulo: Martins Fontes.
SÁNCHEZ-MOSCOSO, V. A. (2003). Arte del Siglo XX. Madrid: Dykinson.
SPROCCATI, S. (2002). Guia de História da Arte. Lisboa: Presença.
VENTURI, L. (1998). História da Crítica de Arte. Lisboa: Edições 70.