História da Língua Gestual Portuguesa

N/A

A metodologia de ensino assentará na exposição dos conteúdos programáticos consolidados através da analise, reflexão e discussão de fontes históricas primárias e secundárias e da pesquisa sobre os principais factos histórico-linguísticos subjacentes a cada ponto dos conteúdos programáticos. A avaliação será contínua através de um trabalho de pesquisa (40%) e um teste escrito e gestual (60%) A avaliação final será um exame escrito e gestual com um peso de 100%.

Conhecer registos históricos de línguas gestuais e outros sistemas de comunicação gestual;
Perceber as raízes etimológicas da LGP ;
Identificar as influências da Língua Gestual Sueca e outras línguas de contacto na LGP;
Compreender a variação diacrónica e sincrónica da LGP;
Identificar, demonstrar e refletir os discursos históricos e as citações relevantes que valorizam a LGP.

1.1. História da Língua e Cultura
1.1. 1 Origem e significado de LGP: ação de Per Aron Borg e atualidade.
1.2. Desenvolvimento e influência educativa e os estatutos linguísticos: movimento social e atividade associativa
1.3. Línguas Visuais: perspetiva diacrónica. Alguns dados.
1.4. A comunidade surda e a língua.

2. Diacronia. Sincronia
2.1. História comparativa: semelhanças e diferenças entre línguas visuais
2.2. Da etimologia à contaminação.
2.3 A evolução da língua e cultura

Avaliação contínua
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 40.0%
  • - Frequência - 60.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

•Bébian, R.- A. -A. (1817). Essai sur les Sourds-Muets et sur le langage naturel ou introduction à une classification naturelle des idées avec leurs signes propres. Paris: J.G. Dentu, imprimeur- libraire.

•Bébian, R.- A. -A. (1825). Mimographie ou Essai d’Écriture mimique propre à regulariser

le langage des sourds-muets. Paris: L. Colas.

•Carvalho, P. (2007). História dos Surdos no Mundo e em Portugal. Lisboa: Surd’universo.

•Carvalho, P. (2009). História da Educação de Surdos I. Lisboa: Universidade Católica Editora.

•Carvalho, P. (2010). História da Educação de Surdos II. Lisboa: Universidade Católica Editora.

•Carvalho, P. (2013). A Herança do Abade de L’Épée na Viragem do Século XVIII para o

Século XIX. Lisboa: The Factory.

•Stokoe, W. (1960). Sign Language Structure: An outline of visual comunication systems of the american deaf. Studies in Linguístics: Ocasional papers nº8. Buffalo: University of Buffalo: Department of Anthropology and Linguístics.