História da Música e das Artes 1

As aulas têm uma componente teórica (50%), uma componente prática (35%) e uma componente tutorial (15%). A parte prática consiste nos comentários de textos preparados e apresentados pelos alunos e pela interpretação de imagens, vídeo-clips e performances em concerto.
As metodologias de ensino passam, igualmente, pelo envolvimento e responsabilização dos alunos na idealização, desenvolvimento e execução de um projeto, monitorizado pela docente face à sua fundamentação e objetivo final.

1. Avaliação contínua
a) Apresentação oral (30%) – 2 (duas) apresentações orais (30m);
b)Participação(20%) – de temáticas propostas, seminários/workshops/ visitas de estudo programadas e/ou a organizar e concretizar;
c) projeto individual de investigação e/ou grupo de 2 alunos (50%) -c. 25 p. (excepto notas e bibliografia). Entrega de versãodefinitiva 1 semana após as apresentações.

2. A avaliação por exame (100%) será feita através de prova escrita e oral (se a classificação for 8 ou 9 valores).

1. Aquisição de competências metodológicas e conceptuais em História da Música e Artes.
2. Conhecimento da literatura específica nos domínios da história e cultura da música e arte desde a Antiguidade (Egipto e Mesopotâmia, Grécia e Roma) ao Renascimento;
3. Criar uma sensibilidade crítica e de problematização constante face ao conhecimento;
4. Fomentar o gosto pela investigação em domínios do conhecimento;
5. Conhecimento das principais problemáticas, tendências estilísticas, instituições, práticas e discursos, compositores, movimentos, géneros musicais, repertório musical e músico-teatral de épocas e períodos.

Antiguidade (pré-clássica e clássica). A iconografia musical enquanto património de imagens. A música nas representações. A aulética e citaródica. As artes “servis e as artes “liberais” e influência na universidade medieval. Antiguidade Ocidental e Idade Média. Da música especulativa.
A música nas universidades hispânicas. Afonso X e a perspetivação do ensino das artes na universidade. A laicização da música.
As artes de canto como ferramenta pedagógica. As artes do canto e a imprensa. O Renascimento. As artes de canto em vernáculo impressas em Portugal e Espanha (1492-1626): produção, consumo e difusão. Análise de alguns tratados. Relação das artes e o mecenato feminino e a invisibilidade das mulheres. O papel do músico e os compositores mais relevantes. As cortes europeias: do cerimonial ao entretenimento.

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação Contínua
  • - Apresentação oral - 30.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50.0%
  • - Assiduidade e Participação - 20.0%

Adams, R.,Hnatiuk,D.& Weiss,D.(2017). Music supervision: The complete guide to selecting music for movies, tv, games & new media (2nded). London: Omnibus Press.
Carvas-Monteiro, M.A. (2015). Da música na Universidade de Coimbra (1537-2007). Das Artes Liberais aos Estudos Artísticos. Coimbra: Centro Interuniversitário de Estudos Camonianos/UC.
Carvas-Monteiro, M.A.(2012). A Arte no Sagrado: Música e Imagem em Coimbra. P.Pretov, P. Q. Sousa, R.L-I.Samartim & E.J.Torres Feijó (Eds). Avanços em Literatura e Culturas Portuguesas. Da Idade Média ao Séc XX. (pp.199-219). Santiago de Compostela: Através Editora.
Grout,D.J.&Palisca,C. (2007). História da Música Ocidental.Lisboa:Gradiva.
Mazuela-Anguita, A. (2012). Artes de Canto (1492-1626) y mujeres en la cultura musical del mundo ibérico renacentista. Barcelona:Univ.Barcelona.
Taruskin,R. (2010). Oxford History of Western Music, v.1:The Earlies Notations to the Sixteenth Century.Oxford:Oxford.

Outras referências bibliográficas serão indicadas.