História da Música e das Artes 2

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Valoriza-se o método cognitivo de aprendizagem. As metodologias de ensino passam pelo envolvimento e responsabilização dos alunos na idealização, desenvolvimento e execução de um projeto, monitorizados pela docente face à sua fundamentação e objetivo final.

1. Avaliação contínua
a) Apresentação oral (30%) – 2 (duas) apresentações orais (30m);
b)Participação(20%) – de temáticas propostas, seminários/workshops/ visitas de estudo programadas e/ou a organizar e concretizar;
c) projeto individual de investigação e/ou de grupo de 2 estudantes (50%) -c. 25 p. (exceto notas e bibliografia). Entrega de versão definitiva 1 semana após as apresentações.

2. A avaliação por exame (100%) será feita através de prova escrita e oral (se a classificação for 8 ou 9 valores).

Resultados de Aprendizagem

1. Aquisição de competências metodológicas e conceptuais em História da Música e Artes.
2. Conhecimento da literatura específica nos domínios da história e cultura da música e arte desde o barroco, clássico e romântico.
3. Conhecimento das principais problemáticas, tendências estilísticas, instituições, práticas e discursos, compositores, movimentos, géneros musicais e repertório musical e musico-teatral da época.
4. Criar uma sensibilidade crítica e de problematização constante face ao conhecimento.
5. Promover o estudo e a aproximação entre as diferentes áreas do conhecimento científico.
6. Domínio das metodologias acuais de investigação.

 

Programa

O Barroco: afirmação do poder através da música na corte; música na estrutura do mecenatismo; o primado do baixo cifrado. A formação da orquestra. As sínteses transnacionais do Barroco final (difusão europeia dos modelos italianos, Querelle des Bouffons). A italianização da vida musical. A Música e a novos espaços públicos e domésticos de sociabilidade urbana.
Classicismo. Romantismo. Características e Linhas gerais de evolução. O caminho para o Classicismo e a abertura ao Romantismo: Haydn, Mozart e Beethoven.
A ação da Revolução Francesa, na projeção e na liberalização das Artes. Do músico do mecenato ao músico independente.
Os géneros do classicismo e sua ampliação/transformação no Romantismo.
A hegemonia da ópera italiana no séc. XIX. A música dramática e as novas conceções musico-teatrais. O lied: semelhanças e diferenças. Compositores relevantes: Schubert, Schumann, Wolf e Brahms. Do pós romantismo ao serialismo.

 

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Apresentação oral - 30.0%
  • - Assiduidade e Participação - 20.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Blanning,T.(2011). The Romantic Revolution ((Chapters 1 and 2). London: Phoenix.
Boffi, G.2002). História da Música Clássica. Lisboa: Edições 70.
Buelow,G.J.(Ed.) (2004). The History of Baroque Music. Bloomington: Indiana Univ. Press.
Carvas-Monteiro, M.A.(2003). A ópera e a temática greco-latina. In Som e Imagem no Ensino dos Estudos Clássicos (p. 321-326). Coimbra: IEC/CECH.
Carvas-Monteiro, M.A.(2012). A Arte no Sagrado: Música e Imagem em Coimbra. Pretov, P., Sousa,P.Q., Samartim, R.Lópes-Iglésias &Torres Feijó, E.J.(Eds). Avanços em Literatura e Culturas Portuguesas. Da Idade Média ao Séc XX. (p. 199-219). Santiago de Compostela: Através Editora.
Casoy, S.(2006). Óperas e outros cantares. São Paulo:Editora Perspectiva.
Taruskin, R. (2005). The Seventeenth and Eighteenth Centuries, The Oxford History of Western Music, v. 2. Oxford: Oxford University Press.
Outras referências bibliográficas serão indicadas.