História da Música e das Artes 3

Valoriza-se o método cognitivo de aprendizagem. As metodologias de ensino passam pelo envolvimento e responsabilização dos alunos na idealização, desenvolvimento e execução de um projeto, monitorizados pela docente face à sua fundamentação e objetivo final.

1. Avaliação contínua
a) Apresentação oral (30%) – 2 (duas) apresentações orais (30m);
b)Participação(20%) – de temáticas propostas, seminários/workshops/ visitas de estudo programadas e/ou a organizar e concretizar;
c) projeto individual de investigação e/ou de grupo de 2 estudantes (50%) -c. 25 p. (exceto notas e bibliografia). Entrega de versão definitiva 1 semana após as apresentações.

2. A avaliação por exame (100%) será feita através de prova escrita e oral (se a classificação for 8 ou 9 valores).

1. Aquisição de competências metodológicas e conceptuais em História da Música e Artes.
2. Conhecimento da literatura específica nos domínios da história e cultura da música e arte desde o virar do séc. XIX, do pós-guerras à atualidade.
3. Conhecimento das principais problemáticas, tendências estilísticas, instituições, práticas e discursos, compositores, movimentos, géneros musicais, repertório musical, músico-teatral e multimédia das épocas e períodos.
4. Domínio das metodologias atuais de investigação.

Abordagem breve da música ocidental da 1ª metade do séc. XX. Conceitos de “modernismo”, “modernidade” e “vanguarda” e aplicação à música. Multipolaridade da mensagem musical. Nacionalismos.
Paralelismo pictórico-musical: Monet, Manet, Pissarro, Degas, Renoir e Cézanne e a importância da luz e da cor; Debussy e outros compositores como M. Ravel, G. Fauré, E. Satie. Dos herdeiros do passado: Mahler e Richard Strauss. Dos homens revolucionários: Stravinsky e Schoenberg. O dodecafonismo ou música serial e a Escola de Viena.
Pluralismo de estilos do /no séc. XX. Da música Pop e do Rock. O Jazz. O Blues. Dança e Ballet. Diaghileff e o ballet russo.
O Futurismo. Das tecnologias do som e da imagem na exploração do espaço sonoro e audiovisual: Stockhausen, Schaeffer, Xenakis. A literacia digital e multimédia e a exploração de novas práticas e formas de expressão.

Avaliação Contínua
  • - Apresentação oral - 30.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50.0%
  • - Assiduidade e Participação - 20.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Borges, V; Costa, P. et al. (2012)(orgs.) Criatividade e Instituições: novos desafios à vida dos artistas e dos profissionais da cultura. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais.
Carvas-Monteiro,M.A.(2015).Da música na Universidade de Coimbra (1537-2007).Das Artes Liberais aos Estudos Artísticos. Coimbra:Ed.CIEC/UC
Griffits, P. (2010). Modern music and after. Oxford:Oxford University Press.
Lévy, P. (2000). Cibercultura. Lisboa: Instituto Piaget.
Taruskin,R (2010). Oxford History of Western Music, V. 5: Music in the Late Twentieth Century. Oxford: Oxford University Press.
Taylor, T. (2001). Strange Sounds: Music, Technology & Culture. New York: Routledge.
Outras referências bibliográficas serão indicadas.