História do Teatro e da Literatura Dramática III

N/A

Apesar de se tratar de uma UC eminentemente teórica, não deverá, no entanto, confinar-se à exposição, discussão e exemplificação dos conteúdos, mas procurar levar os alunos a uma participação mais direta através de apresentações na aula de trabalhos sobre temas e autores previamente definidos. A análise de textos dramáticos e de iconografia teatral será uma constante, bem como a reflexão sobre textos teóricos da estética teatral ao longo dos tempos.
A unidade curricular pode ser realizada sob a forma de avaliação contínua ou exame.
Avaliação contínua:
1.1 Análise e reflexão de um texto dramático e o seu paralelismo com outras narrativas (50%) – trabalho escrito ou teste escrito
1.2 Análise e reflexão sobre um tema específico abordado nas obras selecionadas (25%)
2. Participação nas sessões (25%)
Exame: 100%

O aluno deverá ser capaz de:
– Conhecer os textos dramáticos fundamentais do reportório teatral no ocidente.
– Reconhecer os diferentes períodos da história do teatro. .
– Detetar elementos de rotura ou de continuidade entre os diferentes períodos.
– Conhecer os textos mais significativos da reflexão teórica sobre o fenómeno teatral. .Identificar e relacionar os diferentes elementos que contribuem para a realização do espetáculo.
– Relacionar os textos de teatro com o contexto socio-cultural em que foram produzidos.

O final do Século XIX e o princípio do Século XX – contextualização histórica.
II O naturalismo, realismo e simbolismo
1. G. Büchner.
2. Henrik Ibsen.
3. Raúl Brandão
4. August Strindberg
5. Anton Tchekov
6. Federico García Lorca
7. Bertholt Brecht

Avaliação Contínua
  • - Análise e reflexão sobre um tema específico abordado nas obras selecionadas - 25.0%
  • - Participação nas sessões - 25.0%
  • - Análise e reflexão de um texto dramático e o seu paralelismo com outras narrativas - trabalho escrito ou teste escrito - 50.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Antoine, André (2001). Conversas sobre a encenação. Rio de Janeiro: Ed. 7 Letras.

Ariés, Philippe e Duby, Georges (direção)(1990). História da Vida Privada – Da Revolução à Grande Guerra. Vol- IV. Porto: Afrontamento.

Borie, Monique; Rougemont, Martine de; Scherer, Jacques (1996). Estética Teatral; textos de Platão a Brecht. Lisboa: Gulbenkian.

Barata, J. Oliveira (1991). História do teatro português. Lisboa: Universidade aberta.

Berthold,Margot (2001). História mundial do teatro. São Paulo: Editora Perspectiva.

Danan, Joseph; Ryngaert, Jean-Pierre (1997). Éléments pour une histoire du texte de théâtre. Paris: Dunod.

Mattoso, José (direção)(2011). História da Vida Privada em Portugal – A Época Contemporânea. Lisboa: Temas e Debates/Círculo de Leitores.

Molinari, Cesare (2010). História do teatro. Lisboa: Edições 70.