História dos Media

N/A

Dada a natureza acentuadamente teórica da unidade curricular, será privilegiado o método direto expositivo, com recurso a materiais multimédia, sobretudo nas aulas teóricas. Os alunos serão chamados a envolver-se no seu próprio processo de aprendizagem, nomeadamente através da leitura de textos e/ou análise de outros materiais disponibilizados pela professora durante as aulas, bem como da análise de casos práticos.

A avaliação periódica inclui a realização de dois testes escritos; em ambos a nota mínima é de 7,5 valores. A nota final é calculada através da média aritmética das classificações dos testes. Nos casos em que não se alcance a nota mínima para aprovação, a designação final na pauta será NRC.

A avaliação por exame, em qualquer das épocas, implica a realização de uma prova escrita (100%).

No final do semestre, pretende-se que os alunos tenham adquirido conhecimentos sobre a história e o desenvolvimento dos media.
Devem ser capazes de os contextualizar social, económica, política, tecnológica e culturalmente, bem como de entender o impacto dos produtos culturais que difundem nestas diferentes dimensões.
Outro objetivo a alcançar é o de desenvolver a capacidade de análise crítica dos estudantes, promovendo a sua autonomia na prospetiva do devir dos media.

1. Comunicação simbólica, tecnologia e mediação
2. Media, censura, propaganda e liberdade
3. Imprensa, espaço público e opinião pública
4. Jornalismo noticioso, agências de notícias e a informação como mercadoria
5. Media de massa e indústrias culturais: rádio, cinema e televisão
6. Media no ecossistema digital híbrido.

Avaliação Periódica
  • - Teste 1 - 50.0%
  • - Teste 2 - 50.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Adorno, T. W. & Horkheimer, M. (1985). Indústria Cultural. O Esclarecimento como Mistificação das Massas in Dialética do Esclarecimento. Fragmentos filosóficos. Jorge Zahar.
Briggs, A. & Burke, P. (2009). A Social History of the Media – From Gutenberg to the Internet. Polity Press.
Chadwick, A, (2017). The Hybrid Media System: Politics and Power. University Press.
Cristo, D. (2005). A rádio em Portugal e a decadência do regime de Salazar e Caetano (1958-1974). Minerva.
Habermas, J. (2012). A transformação estrutural da esfera pública. Investigações sobre uma categoria da sociedade burguesa. Fundação Calouste Gulbenkian.
Sousa, J. P. (2008). Uma história breve do jornalismo no Ocidente. www.bocc.ubi.pt
Tengarrinha, J. M. (2013). Nova história da imprensa em Portugal – das origens a 1865. Círculo de leitores.
Trindade, L. (2022). Silêncio Aflito. A Sociedade Portuguesa Através da Música Popular. Dos anos 40 aos anos 70. Tinta da China.