História e Geografia de Portugal

A preocupação é proporcionar aos/às mestrandos/as uma sólida formação que facilite a compreensão da crescente interdependência dos problemas que afetam as Sociedades numa perspetiva sincrónica e diacrónica. Assim, a pesquisa e recolha bibliográfica, a procura e uso de fontes históricas serão privilegiadas.
Pretende-se promover práticas de trabalho autónomo em aulas teórico-práticas e práticas, fomentando-se o debate, a pesquisa de temas e problemas e o aprofundamento das questões programáticas, assim como o acompanhamento sistemático e criterioso dos trabalhos e atividades a ser desenvolvidos pelos/as mestrandos/as.
A avaliação contínua/periódica tem em conta quer o desempenho individual dos/as alunos/as, nomeadamente, a sua assiduidade, motivação, participação e reflexão crítica (20%), quer a elaboração de documentos (40%) a serem apresentados e discutidos na aula (40%). A avaliação por exame (100%) será feita através de prova escrita e oral (se a classificação for 8 ou 9 valores).

Aprofundar saberes necessários à sua formação académica.
Desenvolver competências e saberes que os/as habilitem não só a compreender a importância do papel da História e da Geografia no Ensino Básico/Educação Básica como a desempenhar adequadamente o papel de professor/a de História e de Geografia nestes níveis de Ensino/Educação.
Explicar a situação de Portugal enquanto ponto de encontro de outros povos e de outras culturas.
Perceber, mais detalhadamente, a importância dos fenómenos que marcaram o processo histórico português.
Equacionar os problemas provocados pela intervenção do Homem no Ambiente e a necessária participação em ações que conduzam a um Desenvolvimento Sustentável.
Compreender as dimensões sociais, culturais, económicas, políticas e culturais que marcam a identidade, o desenvolvimento e a contemporaneidade de Portugal.
Entender o posicionamento de Portugal face às profundas transformações em curso na Europa e no Mundo.

1. A História e a Geografia na Educação Básica/Ensino Básico: O Programas de História e Geografia de Portugal do 2.º CEB.
2. A ação humana em diferentes espaços e tempos: As dimensões de espacialidade e temporalidade.
3. Acontecimentos, processos e interações significativas na Península Ibérica até ao século XII.
4. Portugal desde a sua formação até finais do século XX. A continuidade e as mudanças e as relações com o exterior.
5. Desenvolvimento Sustentável: Dos problemas ambientais e sociais às ações de defesa e preservação.

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação contínua
  • - Apresentação / Discussão Documentos - 40.0%
  • - Elaboração de Documentos - 40.0%
  • - Assiduidade e Participação - 20.0%

Diemer, A., Marquat, C. (Dir.) (2016). Educação para o desenvolvimento sustentável. Desafios e controvérsias. Instituto Piaget
Fiolhais, C., Franco, J. E., Paiva, J. P. (2020). História Global de Portugal. Círculo de Leitores.
Marques, A. H. O., Dias, J. J. A. (2003). Atlas Histórico de Portugal e do Ultramar Português. Centro de Estudos Históricos.
Mattoso, J. (Dir.) (1992-1994) História de Portugal. 8 Volumes. Círculo de Leitores.
Mattoso, J. (Dir.). (2011) História da Vida Privada em Portugal. 4 Volumes. Temas e Debates/Círculo de Leitores.
Proença, M. C. (2015). Uma História Concisa de Portugal. Círculo de Leitores.
Proença, M. C. (2020). Dicionário de História de Portugal. 5 Volumes. Círculo de Leitores.
Ramos, R.; Sousa, B. V.; Monteiro, N. G. (2010). História de Portugal. Esfera dos Livros.
Rodrigues, A. S. (Coord.) (1994). História de Portugal em datas. Círculo de Leitores.
Serrão, J. et al. (Dir.) (1979-2016). Dicionário de História de Portugal. 12 Volumes. Figueirinhas.