História e Geografia II

Composta por aulas teórico-práticas (52h) a lecionação da unidade curricular irá implicar a exposição de informação por parte do professor com apelo à interação professor-aluno, explorando-se – em grande ou pequeno grupo – documentos facultados pelo docente, ocorrendo, simultaneamente, a realização e orientação de trabalhos.
A avaliação foi organizada de acordo com o Regulamento Académico do 1º Ciclo de Estudos do IPC. Nesse sentido, a avaliação contínua será feita com base na organização de trabalhos práticos por parte do aluno, dentro ou fora da sala de aula (10%) com participação oral; duma prova escrita (50%) e na organização de um trabalho e sua apresentação oral (40%). A avaliação por exame é baseada na realização de uma única prova escrita, a efetuar no final do semestre

1. Desenvolver atitudes de problematização do saber histórico
2. Realizar operações e utilizar instrumentos específicos da metodologia da História
3. Compreender, de uma maneira integrada, os acontecimentos ocorridos em Portugal desde meados do século XV ao século XXI
4. Utilizar vocabulário geográfico de forma clara e rigorosa
5. Reconhecer a importância dos recursos para o desenvolvimento do território
6. Reconhecer as cidades como importantes centros de organização do território
7. Reconhecer a importância da integração de Portugal na UE a nível político, social, económico e ambiental
8. Participar em trabalhos de grupo, assumindo iniciativas e estimulando a intervenção dos diferentes membros do grupo.

1. Do Portugal Moderno ao fim do Antigo Regime:
1.1. O movimento da Expansão: sua relevância na história da Europa e do Mundo
1.2. A monarquia quinhentista
1.3. Da monarquia dos Habsburgo à Restauração
1.4. De D. João V ao Pombalismo
1.5. Traços relevantes do Antigo Regime
2. Do fim do absolutismo à Primeira República:
2.1. Da crise do absolutismo ao triunfo do liberalismo
2.2. Do fracasso do reformismo liberal ao fim da Primeira República
3. Da Ditadura Militar ao Estado Novo
4. Da revolução de Abril ao Portugal de Hoje
5. Atividade económicas e Diferenciação do Território
5. 1 O espaço rural: A atividade agrícola
5. 2 Os recursos do subsolo e desenvolvimento Industrial.
5. 3 Urbanização e Mobilidade Geográfica e Social da População
6. Portugal, a Europa e o Mundo
6. 1 A integração de Portugal na União Europeia: novos desafios e novas oportunidades

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação Contínua
  • - Frequência - 50.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 40.0%
  • - Trabalhos práticos - 10.0%

ACCIAIUOLI, M. (2013). António Ferro. A Vertigem da Palavra. Retórica, Politica e Propaganda no Estado Novo. Editorial Bizâncio.
BARRETO, A. (Org.) (2000). A Situação Social em Portugal 1930-1995 (vol.I); 1960-1999 (Vol. II). ICS da Universidade de Lisboa.
BRITO, R. S. (1997). Portugal, Perfil Geográfico.Estampa.
COSTA, J. P. O. (Coord.) (2014). História da Expansão e do Império Português. A Esfera dos Livros.
DAVEAU, S. (1995). Portugal Geográfico. Sá da Costa Editores.
NEWITT, M. ( 2012). Portugal na História da Europa e do Mundo. Texto Editores.
PROENÇA, M, C. (2015). Uma História concisa de Portugal. Temas e Debates/ Círculo de Leitores.
RAMOS, R. (Coor.) (2010). História de Portugal. Esfera dos Livros.
RIBEIRO, O., LAUTENSACH, H. & DAVEAU, S. (1992). Geografia de Portugal. Sá da Costa.
SERRÃO, J. (Dir.). (1981). Dicionário de História de Portugal. Figueirinhas.