História Económica e Social

Conhecimentos genéricos de História de Portugal, bem como da História da Europa.

Nas sessões teóricas, privilegia-se a exposição. Nas aulas práticas, espaço privilegiado de interação professor-alunos/alunas, adequadas à clarificação, aprofundamento e complexificação dos conhecimentos, exploram-se – em grande ou pequeno grupo – fontes ou textos historiográficos e, simultaneamente, realiza-se a orientação de trabalhos.
A modalidade de avaliação por exame consiste na realização de uma prova escrita sobre os conteúdos lecionados no semestre. A avaliação de frequência compagina a realização de fichas de avaliação, de trabalhos realizados em contexto de sala de aula ou solicitados para o efeito, bem como pode contemplar a elaboração de um trabalho final, individual ou em pequeno grupo.
A natureza, características e ponderação dos diferentes trabalhos será objeto de análise na primeira aula e a informação vertida para as normas de avaliação disponibilizadas nos materiais de apoio, na MyEsecWeb.

Realizar operações e utilizar instrumentos específicos da metodologia da História.
Manifestar compreensão pela pluralidade de pontos de vista, mantendo a consistência das suas próprias opiniões.
Desenvolver hábitos de questionamento e problematização face ao saber adquirido ou a novas situações.
Desenvolver capacidades de comunicação.
Desenvolver hábitos de organização do trabalho intelectual e científico.
Reconhecer a especificidade da História no conjunto das Ciências Sociais.
Distinguir as principais doutrinas económicas.
Correlacionar regimes e políticas económico-sociais ao longo do século XX.
Explicar as tendências do pensamento económico e social contemporâneo.
Justificar os principais ciclos do desenvolvimento económico e social de Portugal.
Avaliar os fenómenos e processos da evolução económica e social.

1. Considerações gerais. Clarificação de conceitos.
2. Uma visão de conjunto da economia mundial no século XX.
3. Um período de estagnação em Portugal (1891-1914). O colapso de 1891. Nova política económica. A acção dos republicanos.
4. A época das guerras e das crises – suas consequências. Rumo ao abismo económico.
5. Portugal através da «guerra total» e das crises (1914-1947).
6. Nova época de prosperidade. Economias de mercado e economias de direcção central. A economia da descolonização. O Terceiro Mundo. A génese da Comunidade Europeia.
7. A segunda época de crescimento em Portugal (1947-1974).
8. A crise dos anos 70. As economias de mercado e o colapso do bloco soviético. A unidade europeia, uma realidade para o século XXI.
9. O último quartel do século XX. Crise revolucionária (1974-1976). Recuperação, estagnação e crescimento (1976-1990).

Avaliação Contínua
  • - Mini teste teórico 1 - 33.0%
  • - Mini teste Teórico 2 - 33.0%
  • - Mini teste teórico - 34.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Cameron, R. (2000). História Económica do Mundo, Lisboa: Publicações Europa-América.
Lains, P.; Lobo, M. (Org.). (2007). Em nome da Europa. Portugal em Mudança (1986-2006). Estoril, Principia Editora.
Lains, P.; Silva, Á. F. (Org.). (2005). História Económica de Portugal (1700-2000). Lisboa: ICS.
Léon, Pierre (Dir.) (1981-1984). História Económica e Social do Mundo. 12 Tomos. Lisboa: Livraria Sá da Costa Editora.
Mata, E.; Valério, N. (2003). História Económica de Portugal – uma perspectiva global. Lisboa: Presença.
Mattoso, J. (Dir.). (2011). História da Vida Privada em Portugal. Lisboa: Temas e Debates/Círculo de Leitores.
Nunes, A. B.; Valério, N. (2004). História da economia mundial contemporânea. Lisboa: Presença.
Nunes, A. B.; Valério, N. (2004). O crescimento económico moderno introdução a uma história da economia mundial contemporânea. Lisboa: Presença.
Serrão, J., Barreto, A., & Mónica, M. F. (Dir.). (1979-1999). Dicionário de História de Portugal. Porto: Figueirinhas.