História Económica e Social

Composta de aulas teórico-práticas compagina-se o recurso à exposição com um maior apelo à interação professor-alunos/alunas e alunos/alunas-alunos/alunas, explorando-se – em grande ou pequeno grupo – fontes ou textos historiográficos e, simultaneamente, realizando a orientação de trabalhos.

A avaliação contínua/periódica tem em conta quer o desempenho individual dos/as alunos/as, nomeadamente, a sua assiduidade, motivação, participação e reflexão crítica (20%), quer a elaboração de documentos (40%) a serem apresentados e discutidos na aula (40%). Neles são valorizados aspetos como estrutura e organização da informação, adequação aos/às destinatários/as e objetivos do trabalho, linguagem utilizada, qualidade e correção da informação científica. A avaliação por exame (100%) será feita através de prova escrita e oral (se a classificação for 8 ou 9 valores).

Realizar operações e utilizar instrumentos específicos da metodologia da História.

Manifestar compreensão pela pluralidade de pontos de vista, mantendo a consistência das suas próprias opiniões.

Desenvolver hábitos de questionamento e problematização face ao saber adquirido ou a novas situações.

Desenvolver capacidades de comunicação.

Desenvolver hábitos de organização do trabalho intelectual e científico.

Reconhecer a especificidade da História no conjunto das Ciências Sociais.

Distinguir as principais doutrinas económicas.

Correlacionar regimes e políticas económico-sociais ao longo do século XX.

Explicar as tendências do pensamento económico e social contemporâneo.

Justificar os principais ciclos do desenvolvimento económico e social de Portugal.

Avaliar os fenómenos e processos da evolução económica e social.

1. Considerações gerais. Clarificação de conceitos.

2. Uma visão de conjunto da economia mundial no século XX.

3. Um período de estagnação em Portugal (1891-1914). O colapso de 1891. Nova política económica. A acção dos republicanos.

4. A época das guerras e das crises – suas consequências. Rumo ao abismo económico.

5. Portugal através da «guerra total» e das crises (1914-1947).

6. Nova época de prosperidade. Economias de mercado e economias de direcção central. A economia da descolonização. O Terceiro Mundo. A génese da Comunidade Europeia.

7. A segunda época de crescimento em Portugal (1947-1974).

8. A crise dos anos 70. As economias de mercado e o colapso do bloco soviético. A unidade europeia, uma realidade para o século XXI.

9. O último quartel do século XX. Crise revolucionária (1974-1976). Recuperação, estagnação e crescimento (1976-1990).

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação Contínua
  • - Trabalho de síntese - 80.0%
  • - Assiduidade e Participação - 20.0%

Brunel, J. (2012). História Económica do Mundo. Ed. Texto & Grafia.

Lains, P. (Org.) (2009). Sem fronteiras. Os novos horizontes da economia portuguesa. Imprensa das Ciências Sociais.

Lains, P., Lobo, M. (Org.). (2007). Em nome da Europa. Portugal em Mudança (1986-2006). Principia Editora.

Lains, P., Silva, A. F. (Org.). (2005). História Económica de Portugal (1700-2000). ICS.

Mata, E., Valério, N. (2003). História Económica de Portugal – uma perspectiva global. Presença.

Mattoso, J. (Dir.). (2011). História da Vida Privada em Portugal. Temas e Debates/Círculo de Leitores.

Nunes, A. B., Valério, N. (2004). História da economia mundial contemporânea. Presença.

Nunes, A. B., Valério, N. (2004). O crescimento económico moderno introdução a uma história da economia mundial contemporânea. Presença.

Persson, K.G., Sharp, P. (2015). An Economic History of Europe: Knowledge, Institutions and Growth, 600 to the Present.2ª ed. Cambridge University Press.