História Local e Regional

Conhecimentos genéricos de História de Portugal.

Nas sessões teóricas, o recurso à exposição serve para o lançamento de trabalhos ou para apresentação de sínteses de estudo realizado. Nas aulas práticas, pretende-se que os alunos e as alunas desenvolvam trabalhos, propostos com base na linha de conteúdos, no sentido da adquirição ou aprofundamento dos conhecimentos. A modalidade de avaliação por exame consiste na realização de uma prova escrita sobre os conteúdos lecionados no semestre. A avaliação de frequência implica a realização individual de sínteses de textos tratados (40%), trabalhos realizados em contexto de sala de aula ou solicitados para o efeito (20%), bem como a elaboração de um trabalho final sobre um estudo de espaço geográfico/região administrativa ou religiosa (40%). A natureza, características e ponderação dos diferentes trabalhos será objeto de análise na primeira aula e a informação vertida para as normas de avaliação disponibilizadas nos materiais de apoio, na MyEsecWeb.

Desenvolver hábitos de questionamento e problematização face ao saber adquirido ou a novas situações. Manifestar compreensão pela pluralidade de pontos de vista, mantendo a consistência das suas próprias opiniões. Participar em trabalhos de equipa ou de grupo, assumindo iniciativas e estimulando a intervenção dos colegas. Desenvolver hábitos de organização do trabalho intelectual e científico. Desenvolver capacidades de comunicação. Mobilizar conceitos de análise da realidade histórica. Reconhecer a importância cultural do património e as particularidades de uma comunidade como via de dinamização de projetos de intervenção socioeducativa. Compreender o património e a história local como recursos culturais e educativos. Caracterizar o património local. Avaliar fontes e métodos de história local.

1. História regional e local – conceito e evolução. A história local em Portugal. 2. Perspetivas conceptuais – Escalas de análise da realidade histórica: o local, o regional, o nacional e o transnacional. Memória e História. 3. Fontes e métodos de História Regional e Local 3. 1 Fontes arquivísticas. 3. 2 Os arquivos particulares. 3. 3 A imprensa. 3. 4 A monografia como fonte. 3. 5 A biografia e o método biográfico. 4. História e Património de uma localidade – estudo de caso.

Avaliação contínua
  • - Frequência - 40.0%
  • - Assiduidade e Participação - 20.0%
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 40.0%
Exame
  • - Exame - 100.0%

Ferreira, A. G; Mota, L. (2011). Memória(s) 30 anos depois. (Entre)vistas a pretexto da formação de professores no PREC. (pp. 71-85). Separata Estudos do Século, n.º 11. Coimbra: Imprensa da Universidade Lepetit, B. (1999). Carnet de croquis. Sur la connaissance historique. Paris: Éditions Albin Michel S. A. Oliveira, A. (2010). Pedaços de história local. Volume I. Coimbra: Terra Ocre Edições/ Centro de História da Sociedade e da Cultura/Palimage. Rosa, M. L. (Org.) (2012). Arquivos de família, séculos XIII-XX: que presente, que futuro? Lisboa: IEM/CHAM/Caminhos Romanos. Santos, A. M. C.; Ferreira, I. F. (Org.) (2010). História Regional e Local: discusões e práticas. Salvador/Bahia: Quarteto Editora. Santos, J. M.; Catana, A. S. (Coord.) (2010) Memória e História Local. Colóquio Internacional realizado em Idanha-a-Nova. (pp. 48-76). Coimbra: Centro de História da Sociedade e da Cultura/Município de Idanha-a-Nova/Palimage.