História Local e Regional

A lecionação do programa implicará aulas teóricas e teórico-práticas prevendo-se, nesse sentido, a apresentação dos conteúdos programáticos na sala de aula, por parte do docente, a apresentação de conteúdos por parte da docente seguida de trabalho de grupo, a organização de visitas de estudo seguidas da elaboração de relatórios por parte do aluno, a organização de um projeto tendo por base a História Local e o Património.

A avaliação foi organizada de acordo com o regulamento académico do 1º Ciclo de Estudos do IPC. Nesse sentido, a avaliação contínua será feita com base na organização de trabalhos a realizar por parte do aluno dentro ou fora da sala de aula(20%),a organização de um trabalho final tendo por base a História e o Património de uma dada localidade(40%) e um teste escrito (40%). A avaliação por exame é baseada na realização de uma única prova escrita, a efetuar no final do semestre (100%).

1 . Compreender a História  Local e Regional como recurso cultural e educativo de uma comunidade

1.1. Compreender especificidades dos estudos locais

1.2. Compreender os recursos locais como via de dinamização de projetos numa localidade

1.3.  Compreender a História   Local e Regional como via de valorização da auto-estima de uma comunidade

1.4.Conhecer fontes, métodos e técnicas indissociáveis dos estudos locais

1.5. Identificar e caracterizar recursos culturais locais

2. Compreender princípios indissociáveis da organização de um trabalho científico

2.1. Desenvolver hábitos relativos à organização de um trabalho científico

2.2. Estimular o recurso a fontes

2.3 Participar em trabalhos de grupo, cumprindo regras estabelecidas e promovendo a intervenção de todos os elementos do grupo

1. Objeto e características da História Local e Regional
2. Evolução dos estudos no âmbito da História Local e Regional
3. A História Local como recurso de uma localidade
3.1. Funções da História Local e Regional ao nível de uma comunidade
3.2. Fontes, métodos e técnicas no âmbito da pesquisa histórica
3.2.1. Fontes escritas e fontes não escritas
3.2.2. A história oral
3.2.3. A biografia e o método biográfico
3.2.4. A técnica de “História ao Vivo”
4. Caracterização dos recursos culturais e naturais de uma localidade tendo por base as fontes disponíveis

Exame
  • - Exame - 100.0%
Avaliação Contínua
  • - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 40.0%
  • - Trabalho laboratorial ou de campo - 20.0%
  • - Mini Testes - 40.0%

CAMPOS, M. R. C.  (1993).  “Novas Metodologias de Investigação histórica e de Ensino da História: a Biografia”, in IVe Coloque de L’AIPPELF/AFIRSE. Lisboa: AIPPELF/AFIRSE,  pp.443-453.

CORREIA, L. M. M. V. (2011). Castelos em Portugal. Retrato do seu perfil arquitectónico [1509-1949]. Imprensa da Universidade de Coimbra.

FERNANDES, A.(2008). Sabores da Aldeia. Carta Gastronómica das Aldeias do Xisto. Fundão. ADXTUR-Agência de Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto.

MALCOLM, H. (2014). Cómo Leer Castillos. Una guía sobre el apasionante mundo de las fortificaciones. Akal Ldª.

MORADIELLOS, H. (2014). El oficio del historiador. Madrid: Siglo XXI de España Editores.

NETO, M.S. (2013). Problemática do saber histórico. Coimbra: Palimage.

PAIS, P. S. (2012). Viagem Medieval em Terras de Santa Maria – A História e as Estórias. Rainho &Neves Lda.

SANTOS, J. M. (2010). Memória e História Local. Coimbra. Palimage.