Ilustração no Design de Personagens

Conhecimentos de Base Recomendados

não aplicável

Métodos de Ensino

6.1 As opções metodológicas centrar-se-ão em três componentes pedagógicas fundamentais: exposição oral centrada nos conteúdos previstos; estudo e apresentação de obras/produções; desenvolvimento de trabalhos sob orientação docente.

6.2 Avaliação contínua

Os trabalhos a realizar serão em número máximo de 3 e a avaliação obedecerá a critérios que serão explicitados nos enunciados e/ou outros elementos apresentados.

Componente prática (Projetos Individuais) – 100%

A escala que consta na pauta de frequência, decorrente da avaliação contínua, é: 0 -20.

A UC apenas pode ser realizada por avaliação contínua.

Resultados de Aprendizagem

3.1 Adquirir e aprofundar conhecimentos no estudo de personagens e ambientes;

3.2 Ilustrar, explorar e desenvolver através de traços, características visuais e abstratas;

3.3 Compreender e desenvolver a linguagem corporal: proporções, formas e expressões;

3.4 Desenvolver exercícios tendo em consideração a cor, luz, volume, textura e composição;

3.5 Saber analisar soluções alternativas num projeto de design de personagens, tendo em conta o objetivo e o público-alvo.

Programa

4.1. Conceção de personagens e ambientes

4.2. Análise de referências descritivas

4.3. Traços, características visuais e abstratas

4.4. Linguagem corporal: proporções, formas e expressões

4.5. Cor, luz, volume e textura

4.6. Composição.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
  • - Componente prática (Projetos Individuais) - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Bishop, R.; Boo, S.; Cruz, M. & Gadea, L. (2020). Fundamentals of Character Design: How to Create Engaging Characters for Illustration, Animation & Visual Development. 3DTotal Publishing Ltd

Castle, T.; Siswanto, R.; Wiseman, E. & Vergara, C. (2021). Creating Stylized Animals. 3DTotal Publishing Ltd

Dowling, J. (2022). Mascot: Mascots in Contemporary Graphic Design. Counter-Print

Gibbons, S. (2020). Beginner’s Guide to Fantasy Drawing. 3DTotal Publishing Ltd

Lewis, M.  (Ed.) (2021). Creating Stylized Characters. 3DTotal Publishing Ltd

Seok, J. H. (2020). Stonehouse Anatomy Notes. SuperAni

Tavares, M. L. (2022). Design de Personagens. InterSaberes